O professor Hilton Marcelo de Lima Souza, do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Câmpus de Tangará da Serra, foi selecionado para participar do curso ‘Macrofungos: Seleção, produção e aplicação de enzimas e outros metabólitos’ no Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBab/Cabbio).
Sob coordenação da professora Marli Camassola, o curso ocorre na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 20 de outubro, e envolve pesquisadores argentinos, brasileiros, colombianos, paraguaios e uruguaios.
A participação do professor Hilton Marcelo neste curso irá auxiliá-lo no desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, ’Isolamento e seleção de basidiomicetos ligninolíticos com potencial para degradação de herbicidas’, institucionalizado recentemente pela Unemat.
De acordo com o pesquisador, o curso apresenta programação teórica e prática, trazendo a possibilidade de utilização de metodologias para bioprospecção de macrofungos voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à saúde humana e biorremediação de ambientes contaminados.
O Centro
O Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBab/Cabbio) é um programa de integração regional instituído para consolidar a cooperação científico-tecnológica na área de biotecnologia entre Brasil e Argentina, com participação do Uruguai e expectativas de extensão a demais países da América Latina.
O Centro foi criado a partir da Ata de Integração Binacional pelos governos da República Argentina e da República Federativa do Brasil em 1986, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico em atividades comuns aos dois Países.
Politicamente funciona por meio de um Conselho Binacional no qual participam representantes dos ministérios da Agricultura, da Fazenda, das Relações Exteriores e da Saúde de cada país, além de um diretor binacional, um diretor argentino e um brasileiro.
A Escola
Por meio da Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia (Ebab/Eabbio) são ofertados cursos em nível de pós-graduação no Brasil, na Argentina e no Uruguai, em temas previamente escolhidos e de interesse comum, com o objetivo de promover também intercâmbio de professores e alunos entre as instituições desses países.
As propostas devem ser submetidas no Brasil pelo coordenador brasileiro e na Argentina e Uruguai pelos respectivos coordenadores, em chamadas lançadas nos diferentes países. Os projetos devem demonstrar claro mecanismo de interação e grau de complementaridade, mas serão apoiadas com recursos provenientes de cada país, de forma independente.
Todos os alunos devem ter concluído a graduação e preencher os requisitos exigidos para cada curso. Por meio de recursos recebidos na Chamada Pública, os coordenadores dos cursos no Brasil financiam obrigatoriamente o pagamento de diárias e passagens para os alunos brasileiros selecionados e professores brasileiros convidados, não residentes na cidade-sede do curso.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24808 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária