A cerimônia de abertura da 32ª edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Enanpoll) foi realizada ontem a noite (23.08) no auditório Edival dos Reis, em Cáceres. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está sediando o evento até sexta-feira (25.08) com a presença de professores e pesquisadores de todo o país. "As ciências da linguagem e a(s) voz(es) e o(s) silenciamento(s) de vulneráveis: Reflexão e práxis" é a temática em discussão deste ano.
O atual vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), Taisir Mahmudo Karim, é professor da Unemat e o atual presidente foi professor nesta instituição por 11 anos e meio no câmpus de Alto Araguaia. Atualmente, Roberto Leiser Baronas, divide a presidência da Anpoll com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) onde é professor e orientador.
A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, fez algumas comparações para manifestar o crescimento e o valor da Universidade que em 2018 completa 40 anos. Recordou o quanto já era especial participar das edições da Anpoll, mesmo que fosse simplesmente como aluno, e ainda citou 1998, data em que a Instituição possuía um único professor doutor. "Hoje temos mais de 50% de professores doutores e estamos recebendo o Enanpoll com muita alegria", disse a reitora. Taisir Karim destacou que as discussões mais importantes sobre linguagem no Brasil são tratadas no Enanpoll. "E hoje a Unemat, uma universidade do interior, no Centro Oeste brasileiro está inserida e representada no cenário nacional", frisou o professor.
Durante a abertura foram homenageados postumamente os professores e intelectuais Luiz Antonio Marcuschi, linguista que faleceu em setembro de 2016 e Antonio Cândido, literário que veio a óbito em maio deste ano. De acordo com o professor Baronas a temática do encontro em 2017 foi pensada a partir da homenagem a Marcuschi. "Ele foi um grande teórico brasileiro que trabalhou basicamente com a língua oral. Ele tentou entender as diferenças entre a língua oral e escrita", contou.
Nestes três dias estará em discussão a linguagem com propósito de dar voz aos sujeitos vulneráveis. Baronas explica que há pessoas que se expressam basicamente pela oralidade. "Elas não detém a escrita. São semianalfabetos, mendigos, moradores de rua, indígenas e outros sujeitos que apesar de falarem, suas vozes não produzem eco. A sociedade ouve alguém falando sobre esses sujeitos, não eles falando de si próprio." O professor disse ainda que a discussão é para compreender de que maneira os profissionais podem interferir na sociedade para que sua voz seja ouvida.
Participaram da abertura a reitora da Unemat, Ana Di Renzo, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Vera Maquêa e de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin assim como os secretários e tesoureiros da Anpoll, Marinei Almeida, Danie Marcelo de Jesus, Elias Alves de Andrade e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida.
Ética - Entre os muitos participantes do evento também está José Luiz Fiorin, professor associado do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP), autor de diversos livros especializados em linguística, que participará da mesa redonda "Ciências de linguagem: Questões epistemológicas, éticas, sociais e políticas I" na sexta-feira (25.08), às 8h.
Conhecido da Unemat, de longa data, com quem mantém relações profissionais, Fiorin citou sua primeira visita a Instituição quando veio avaliar a primeira pós-graduação em rede da Unemat juntamente com a Unicamp. Para o 32º Encontro disse ter as melhores expectativas. "Teremos discussões muito boas como avaliação dos periódicos, volume de publicações, aspectos políticos e ética." Fiorin disse ainda que a linguística luta contra preconceitos como a superiorização de línguas em detrimento de outras. "A linguística trabalha e luta pela ampliação da consciência", concluiu.
Enanpoll - Os encontros da Anpoll são realizados anualmente a partir de dois eixos. De acordo com o presidente Baronas nos anos ímpares as mesas redondas são organizadas sobre políticas para área de letras, linguística e possibilidades de intervenção da Associação junto a sociedade, nos anos pares são discutidas apenas políticas para área de letras e linguística.
O evento é aberto para ouvintes.
Segue a programação de sexta-feira (25.08):
8:30
Mesa redonda: ‘Ciências de linguagem: Questões epistemológicas, éticas, sociais e políticas I’
Participantes: Professor José Luiz Fiorin, da USP
Professora Lúcia Barbosa, da Universidade de Brasília (UnB)
Professor Luiz Francisco Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Apresentação: Jocineide Karim, da Unemat
Coordenação: Professora Inês Cox, da UFMT
11:30
Mesa redonda: ‘Ciências de linguagem: Questões epistemológicas, éticas, sociais e políticas II’
Participantes: Professora Eni Orlandi, da Unicamp
Professora Gláucia Lara, da UFMG
Professora Marisa da Gama Khalil, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de Minas Gerais
Apresentação: Professora Neuza Zattar, da Unemat
Coordenação: Professora Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
14:30
Mesa de encerramento: ‘As vozes dos locutores vulneráveis: Reflexões programáticas’
Participantes: Professora Ida lúcia Machado, da UFMG
Professor Frederico Fernandes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Paraná
Professora Carolyn Mckinney, da Universidade da Cidade do Cabo, da África do Sul
Apresentação: Professor Danie Marcelo de Jesus, da UFMT
Coordenação: Professora Claudete Cameschi de Souza, da UFMS
17:30
Reunião de coordenadores de grupos de trabalho e coordenadores
18:30
Encontro da diretoria, revista e conselho para apreciação de contas
19:30
Coquetel de lançamento de livros
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária