Recentemente o curso de Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Pontes e Lacerda, assinou acordo de cooperação com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda no projeto "Equoterapia Anjos do Vale". O projeto que atende 30 praticantes dos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade é realizado desde janeiro nas instalações do Sindicato Rural. A reabilitação física, psicomotora e social dos praticantes com necessidades específicas com a utilização de cavalos é o objetivo final dessa ação.
O professor da Unemat, Edson Sadayuki Eguchi, doutor em Zootecnia, coordena o projeto de extensão "Mãos que guiam: Equoterapia Anjos do Vale" que disponibiliza aos acadêmicos do curso a oportunidade de estágio e atividades complementares. A participação da Unemat no Equoterapia Anjos do Vale é de fundamental importância explica o professor. "Nossa contribuição destina as áreas de manejo alimentar, sanitário e higienização dos cavalos e de suas instalações, além de cuidar dos programas de descanso e trabalho destes animais", contou Eguchi.
O projeto de extensão do curso de Zootecnia contribui socialmente com a região onde a Universidade está inserida e oportuniza ao corpo docente a execução de projetos de extensão. Fazem parte da equipe os professores assistente da Unemat Cristiano da Cruz, doutor em Zootecnia e Gregory Duarte Juffo, mestre em Ciências Veterinária e o professor adjunto da Instituição Kleber Pelícia, doutor em Zootecnia.
Equoterapia Anjos do Vale - O projeto se propõe atender de forma gratuita, com profissionais habilitados como fisioterapeutas e psicólogos voluntários e o uso de cavalos, crianças e adultos matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pontes e Lacerda (Apae): Escola Especial Estrela Dourada, nas redes públicas e particulares de ensino e também pacientes do sistema municipal de saúde nos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Mas, a princípio, iniciou suas atividades com 30 crianças de baixa renda com necessidades específicas atestadas por médico habilitado, por um período de dois anos.
A equoterapia é indicada para o tratamento de pessoas com comprometimento motor como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos e posturais; mentais como Síndrome de Down; comprometimentos sociais tais como distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses e, emocionais, como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem hiperatividade e estresse.
Ainda são parceiros do projeto o Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, a Escola Especial Estrela Dourada e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), câmpus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24830 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária