Educação, Cultura e Diversidade foram temáticas que marcaram a apresentação de ações pioneiras desenvolvidas pela Unemat no âmbito da educação superior em Mato Grosso durante a última Conferência Nacional de Educação e Cultura realizada em Brasília no mês passado.
Os projetos apresentados no formato de pôsteres remeteram a trabalhos desenvolvidos pelo Campus de Tangará da Serra na região sudoeste do estado por meio de ações de pesquisa realizadas junto ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (NEED) além da oferta de modalidade diferenciada de curso de graduação.
No que se refere a pesquisa o destaque foi para os projetos denominados “Educação Superior Indígena em Mato Grosso” e “Educação Superior com Pertinência Cultural”. O primeiro, coordenado pela professora da Unemat, Hellen Cristina de Souza realiza um mapeamento sobre a educação superior indígena no Mato Grosso colhendo dados sobre a situação de inserção de índios em cursos superiores.
A pesquisa sobre Educação Superior com Pertinência Cultural é realizada junto a professores da educação básica, acadêmicos em licenciaturas e docentes do ensino superior na perspectiva de propor indicativos curriculares para cursos de formação de professores com enfoque para a realidade afro-descendentes, indígenas e da educação no campo. O projeto é financiado com recursos da Unemat e coordenado pelo professor Neodir Paulo Travessini.
Outro destaque foi para a oferta de graduação na modalidade de turmas especiais como a desenvolvida pela Instituição junto ao município de Campo Novo do Parecis . Ação estruturada no intuito de oportunizar o acesso ao ensino superior em localidades em que a Unemat não possui campus universitário. Nestes casos os cursos são desenvolvidos no formato de turma única com proposta pedagógica e corpo docente ligados ao curso de origem e financiados em esforço conjunto com as prefeituras envolvidas.
Participaram da conferência a coordenadora do campus, Ivanete Inês Parzianello Carvalho e o professor Wilson Luconi Júnior, além dos alunos bolsistas da Universidade, Hélio Monzilar Filho e Marinalva Gomes que vivenciam respectivamente, a realidade do cotidiano indígena e de assentamentos rurais .
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24831 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária