Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Bolsa Cultura propicia arqueólogo junto ao Museu da Unemat em Juara
EXTENSÃO E CULTURA
Bolsa Cultura propicia arqueólogo junto ao Museu da Unemat em Juara
03/08/2017 10:06:41
por Hemilia Maia
Foto por: Hemília Maia

O Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural, Natural e Artístico do Vale do Arinos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Juara/MT, acaba de ganhar reforços. O arqueólogo Claudio Marcio Barbosa de Siqueira junta-se a equipe após  ter concorrido e sido selecionado pelo Bolsa Cultura ofertado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unemat.

O arqueólogo bolsista inicia suas atividades pelo inventário dos materiais arqueológicos, que já se encontram sob a guarda do Museu, na sequência fará o registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dos novos sítios arqueológicos descobertos, e concomitantemente fará uma série de oficinas de educação patrimonial junto às escolas públicas de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e nas comunidades indígenas da região.

Para o coordenador da Câmara Setorial de Arqueologia do Museu, o professor da Unemat/Juara Saulo Augusto de Moraes, “a presença de um arqueólogo além de legitimar os trabalhos do Museu junto ao patrimônio arqueológico do Vale do Arinos, vai possibilitar a formação de multiplicadores da educação patrimonial na região”.

O Museu e suas atividades fomentam ações que trabalham a educação patrimonial, especialmente no campo dos trabalhos de extensão, que envolvem e interagem com a sociedade. "A arqueologia é ciência humana, trata de patrimônio cultural, também está diretamente ligada a Pedagogia, ciência da Educação", explica Saulo Moraes que  ressalta a importância da presença do arqueólogo no sentido de fortalecer cada vez mais a Unemat no cumprimento de sua função social no campo da extensão e da cultura.

Estima-se que daqui um ano uma série de documentos e vídeos terão sidos produzidos e todo esse material servirá para futuras pesquisas no campo da arqueologia histórica ou histórico-cultural da região. 

O Museu que possui cinco câmaras setoriais (História, Arqueologia, Etnocultura, Ambiental e Artes) ainda não está aberto para visitação, mas de acordo com Saulo Moraes a inauguração será em breve. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143115
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada