Desde terça-feira (25.07) a comunidade acadêmica dos câmpus de Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop realizam, no polo de Sinop, a terceira etapa dos seminários regionais do Congresso. Das motivações às expectativas, delegados do 3º Congresso Universitário da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se dizem otimistas com o trabalho que estão desenvolvendo.
As atividades da plenária foram iniciadas, hoje, após o almoço, com a presença da reitora da Unemat, Ana Di Renzo, que trouxe para reflexão pequenos vídeos. Entre eles um referente a política de Educação adotada na Finlândia. O país exibe altos índices de desenvolvimento, inovação, igualdade social e felicidade, atingidos com a implantação da política educacional pública e de qualidade onde há forte valorização de professores e condições de igualdade social entre os alunos.
“Nós temos que ter a utopia de onde queremos chegar. Quem assume a função, a incumbência, de discutir macropolíticas tem por obrigação olhar para o que o mundo está fazendo a sua volta”, explicou a reitora.
Entre os 48 delegados eleitos nas categorias docentes, discentes e profissionais técnicos que neste momento discutem, analisam e votam as proposições do seminário regional está o acadêmico Júlio César Rodrigues que cursa Agronomia, em turma única, no câmpus de Juara.
O futuro agrônomo se elegeu determinado a contribuir com a Unemat e, em especial, com os acadêmicos. “No meu câmpus vemos necessidade de recursos para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) na Agronomia, por conta dos trabalhos de pesquisa de campo que são onerosos. Nós estamos unidos, o congresso nos deu voz e estamos aproveitando para discutir fora daqui também. Temos vários grupos de whatsApp para isso”, afirmou Júlio Rodrigues.
Outro delegado, o servidor técnico de Colíder, Clebes Cosendey de Souza, que decidiu participar motivado pelo desejo de contribuir para a construção de políticas de fortalecimento da Unemat vem considerando o Congresso Universitário extremamente importante. “Em Colíder serviu também para unir a comunidade acadêmica. Conseguimos construir uma única tese com as discussões e proposições de nossos acadêmicos, professores e técnicos. Ainda destaco que essa participação nos permite conhecer cada vez mais a Instituição”, contou Clebes Souza.
Já o professor e delegado do Congresso, Ivan de Sousa Soares, destacou que este é um espaço de prática da democracia e também de conflitos que ao final proporcionará ganhos para a condução da Unemat nos próximos anos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24787 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária