A Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, reunida ordinariamente no último dia 7, em Cáceres, reconheceu por unanimidade a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), como estando apta para ofertar o ensino de terceiro grau na sua área de abrangência pelo período de cinco anos consecutivos.
O processo de cento e cinqüenta páginas que justificou ao Conselho o pedido de renovação do recredenciamento foi analisado por uma equipe de três relatores, que após vistoriarem as instalações e os programas curriculares de todos os cursos ofertados, fizerem algumas recomendações e avaliaram a aceitação do pleito aos sete membros titulares da Câmara de Ensino Superior.
Entre as recomendações feitas no processo e que já haviam sido atendidas, está à aquisição das instalações que abrigam o Campus Universitário de Alto Araguaia e a municipalização da Escola de Aplicação e Valorização Humana, Lazara Falqueiro de Aquino, vinculada ao Campus Universitário de Cáceres. “Isso prova que estamos no caminho certo”, comemorou o reitor Taisir Karim, creditando o acerto nas ações ao bom relacionamento que mantém com os integrantes do Conselho Estadual de Educação.
Outra importante recomendação foi à realização de um concurso publico para regularizar a situação dos professores interinos. Sobre este assunto o reitor Taisir Karim comentou que já possui o aval do Governo e espera que ainda no primeiro semestre deste ano o edital já seja lançado. “Mas que uma exigência este é um anseio de toda a comunidade acadêmica”, disparou.
Para a professora Regina Lucia Borges de Araújo, presidente da Câmara de Ensino Superior e uma das relatoras do processo de reconhecimento da Unemat, a minuciosa vistoria feita na sede administrativa, Câmpuse núcleos e as entrevistas feitas com professores, funcionários e acadêmicos, respaldaram e deram credibilidade ao parecer dos relatores e ao voto unânime dos conselheiros. “Fizemos um trabalho exaustivo, mas necessário e condizente com a seriedade do trabalho desenvolvido pela Unemat”, esclareceu.
Presente a reunião, a secretária de Ciência e Tecnologia, Flavia Nogueira, disse que é testemunha do esforço da reitoria para atender as exigências do Conselho. “Acompanho com muito interesse a movimentação da equipe liderada pelo reitor Taisir Karim e sou testemunha dos esforços que estão sendo despreendidos para atender todas as recomendações”, ponderou.
Apesar da renovação do reconhecimento, a secretária disse que a reitoria não pode “perder o fôlego”, pois as recomendações são duras e será preciso muita determinação para cumpri-las.
Flavia Nogueira voltou a afirmar que a Secretaria de Ciência e Tecnologia irá implementar ainda este ano um programa cujo objetivo e definir o perfil da oferta de demanda das instituições de ensino superior, públicas e privadas do Estado. “Precisamos definir os caminhos a seguir e focar os investimentos”, alertou.
Além do recredenciamento da Unemat, o Câmara de Ensino Superior, também aprovou a renovação do reconhecimento dos Cursos de Zootecnia, ministrado pelo Campus Universitário de Pontes e Lacerda, por três anos e de Ciências Econômicas, ministrado no Campus Universitário de Sinop e no Núcleo Pedagógico de Juara, por mais quatro anos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24818 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária