O Seminário Regional de Alto Araguaia do 3º Congresso Universitário da Unemat entra no seu segundo dia de discussões. A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Ana Di Renzo e o pró-reitor de Gestão Financeira, passam a acompanhar as discussões juntamente com a comunidade acadêmica no evento.
A reitora destacou a importância do Congresso Universitário para discutir e repensar a universidade pública diante do cenário nacional onde o governo federal investe mais em Financiamento Estudantil (FIES) para a rede privada. “Nesse sentido temos um corpo docente e técnico altamente qualificado e temos cursos ofertados na rede pública que não preenchem vagas. Temos que pensar o destino da universidade e pensar estratégias e macropolíticas para a nossa universidade. O momento mais fantástico do congresso é reunir pessoas de todos os câmpus e de todos os segmentos para pensar que universidade nós queremos, lembrando sempre do papel social da Unemat”, afirmou Ana Di Renzo.
No final da manhã desta quarta-feira (12) terminaram os trabalhos dos grupos de trabalho (GTs). No restante do dia e também nesta quinta-feira seguem as discussões na plenária para a votação das propostas que comporão o documento regional que será apreciado em outubro deste ano por todos os delegados representantes dos câmpus.
A metodologia de trabalho adotada no 3º Congresso Universitário foi definida pelos Conselhos da Unemat e consiste em três etapas: os seminários locais, os seminários regionais e a plenária final.
Durante as etapas locais, a comunidade acadêmica apresentou pré-teses sobre as macropolíticas da Unemat foram validadas. No seminário local também foram escolhidos quatro representantes de cada um dos três segmentos representantes dos câmpus e sede administrativa.
Nos seminários regionais, que acontecem durante todo esse mês os delegados se reúnem para votar as propostas apresentadas nos seminários locais e com isso definir a tese que será apreciada na plenária final, marcada para outubro deste ano em Cuiabá. Em Alto Araguaia, os delegados dos câmpus de Alto Araguaia e Nova Xavantina estão reunidos. Na próxima semana, os delegados dos câmpus de Pontes e Lacerda, Cáceres e Sede Administrativa/Luciara participam do seminário regional em Cáceres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25041 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária