A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inicia hoje (11) os seminários regionais do 3º Congresso Universitário que definirá as macropolíticas da instituição. A primeira etapa regional acontece até a próxima quinta-feira (13) no câmpus de Alto Araguaia e reúne delegados também do câmpus de Nova Xavantina.
Além dos delegados eleitos nos seminários locais, que representam os três segmentos: docentes, acadêmicos e servidores técnico administrativos, a comunidade acadêmica também pode participar das discussões, no entanto, somente os eleitos terão direto a voto.
O objetivo dos seminários regionais é a produção de uma tese regional que será encaminhada à Comissão Organizadora do Congresso Universitário para compor o documento orientador que será apresentado, discutido e votado na plenária final que acontecerá em outubro deste ano.
O presidente da Comissão Central do Congresso Universitário, professor Tales Nereu Bogoni, destacou o momento ímpar que a universidade vem vivendo. “Nesse formato que estamos realizando o congresso, temos um equilíbrio entre as três engrenagens da universidade, onde em cada segmento de cada câmpus tem voto paritário, com o mesmo número de representantes”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, ressaltou o momento importante para a universidade repensar suas macropolíticas e o papel das universidades públicas que sofrem as consequências do momento de crise econômica e política pelo qual o Brasil vive.
O promotor público Rodrigo Ribeiro Domingues e a secretária municipal de Educação de Alto Araguaia, Kátia Simone Borges Moraes de Almeida, destacaram a importância da Unemat construção social a partir da educação.
Também participaram da mesa de abertura do Seminário Regional a diretora político-financeiro e pedagógico do câmpus de Alto Araguaia, professora Gislaine Aparecida de Carvalho, o diretor Administrativo do câmpus de Alto Araguaia, Rahner Rodrigues Esmério, presidente da comissão local, professora Shirlene Rhor de Souza, o servidor técnico-administrativo Darlan Guimarães Ribeiro representante do Sindicato dos Servidores Técnicos (Sintesmat) e a representante discente Jaqueline da Silva Oliveira. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo e o pró-reitor de Gestão Financeira, professor Alexandre Porto estarão presentes no seminário a partir desta quarta-feira (12).
Grupos de trabalho: No seminário regional, os delegados se reunirão em Grupos de Trabalho (GTs) por eixo temático para analisar o documento orientador, podendo inserir proposições, não sendo possível nenhuma exclusão. Além dos delegados, os GTs poderão ter a participação da comunidade acadêmica nas discussões, com direito à voz.
Datas de seminários Regionais
Alto Araguaia: 11 a 13 de julho (delegados de Nova Xavantina e Alto Araguaia).
Cáceres: 18 a 20 de julho (delegados de Cáceres, Pontes e Lacerda e Unidade Sede/Luciara).
Sinop: 25 a 27 de julho (delegados de Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop).
Tangará da Serra: 1º a 3 de agosto (delegados de Barra do Bugres, Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra).
Plenária Final
Após as etapas regionais, o Congresso Universitário segue para a plenária final, realizada de 2 a 6 de outubro, em Cuiabá. Outras informações podem ser obtidas no site do Congresso Universitário
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25045 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária