O total de 37 conselheiros eleitos tomaram posse no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), durante a 2ª sessão ordinária de 2017, realizada hoje (05/06), no Auditório Edival dos Reis, à Cidade Universitária de Cáceres.
Os empossados, representantes de docentes de profissionais técnicos de todos os câmpus, terão mandatos de dois anos, portanto, até o dia 4 de julho de 2019.
Durante a sessão, os conselheiros elegeram os representantes que irão compor as câmaras setoriais permanentes, de ensino, extensão e cultura, pesquisa e pós-graduação e política estudantil.
“Esse conselho por excelência de ensino, pesquisa e extensão, não pode deixar de pensar a gestão da graduação, e pós-graduação. Crescemos muito. O Conepe requer muito estudo e dedicação para elevarmos, cada vez mais, a qualidade das discussões”, afirmou a reitora da Unemat, Ana Di Renzo.
Dentre as pautas apreciadas, a revalidação de diplomas de graduação estrangeiros, o programa permanente de formação continuada docente e uso do nome social de pessoas travestis ou transexuais em documentos oficiais e diplomas da Unemat.
Essas temáticas foram encaminhadas para análise e estudo das câmaras setoriais, que possuem caráter consultivo, sobre os assuntos de sua competência.
Pautas- O Programa de Formação Continuada é entendido como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes fundamentais ao exercício da atividade docente, diante do desenvolvimento científico e tecnológico, que gera novas concepções no processo ensino-aprendizagem.
A minuta de resolução vem sendo construída coletivamente e ainda está aberta para sugestões da comunidade acadêmica. “Nossa concepção de formação continuada não nasce de cima para baixo. Ela nasce da realidade de cada câmpus, em discussões e práticas locais, que foram compiladas a partir dos anseios apresentados durante o 5º Encontro de Gestores da Unemat, e em consonância com a legislação”, afirmou a Diretora de Gestão de Licenciatura, profª Rinalda Bezerra Carlos.
Já a revalidação de diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior entra em pauta tendo como base as diretrizes Resolução nº 3/2016 (Conselho Nacional de Educação) e a Portaria Normativa nº 22/2016 (Ministério da Educação).
“Essa minuta de resolução atende a uma política do Governo Federal. Pois, mesmo sendo uma instituição estadual, a Unemat precisa regulamentar internamente essas diretrizes”, explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa. A normativa não se aplica ao curso de Medicina, que tem normas específicas.
Saiba mais- Os documentos que integram a pauta e as minutas de resolução podem ser acessados aqui.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24795 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária