Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat e Secretaria de Estado de Cultura discutem aproximação
PARCERIAS
Unemat e Secretaria de Estado de Cultura discutem aproximação
21/06/2017 16:56:25
por Nataniel Zanferrari

O secretário de Estado de Cultura, Leandro de Carvalho, recebeu ontem (20) em seu gabinete representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O grupo, formado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Marques do Amaral, pelo técnico da Proec, Guilherme Vargas, e pelo artista plástico Sebastião Mendes, se reuniu com o secretário em seu gabinete, no prédio da Secretaria de Cultura, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

O artista plástico Sebastião Mendes, membro da Academia Brasileira de Belas Artes, apresentou ao secretário o roteiro de viagem à Oceania, onde fará exposições de suas telas em Canberra, na Austrália, a convite da embaixada brasileira. O artista produz telas em com temáticas pantaneiras e a Unemat é apoiadora da exposição na capital australiana. O secretário recebeu o catálogo do artista e o material gráfico que está sendo produzido para estas exposições.

A principal demanda entre a Unemat e a Secretaria de Cultura é a aproximação das instituições: o Secretário apresentou aos representantes da Unemat o aplicativo Mapas MT e solicitou que a instituição cadastre no app os equipamentos artísticos e culturais que dispõe. De acordo com o secretário, esta é uma oportunidade que se tem de tornar evidente a estrutura que o estado disponibiliza atualmente, para que seja possível planejar ações e novas estruturas.

A Secretaria vê diversas possibilidades de ter suas ações realizadas em composição com a Unemat e, inclusive, aproveitar das múltiplas formas de atuação da Universidade para interiorização das políticas de Cultura.

Para o pró-reitor Anderson do Amaral, esta foi uma oportunidade de criar relações permanentes entre a Secretaria e a Universidade, compondo com demais instituições, coletivos culturais e artistas. “Todo o Estado e a identidade cultural de Mato Grosso tem a ganhar com estas ações conjuntas”, afirma Anderson.

De acordo com o servidor Guilherme Vargas, estas aproximações permitirão que a Unemat regule e desenvolvas mais políticas de cultura. “Trata-se de um potencial institucional a ser explorado”, conclui o técnico.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24703 | Impressões: 143115
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada