O Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) do curso de Educação Física Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres está recebendo, entre 11 e 27 de junho, dois pesquisadores visitantes da Universidade de Extremadura (Unex), da Espanha. Os professores Antonio Antúnez Medina e Sergio José Ibáñez Godoy estão desenvolvendo uma intensa agenda de atividades, entre conferência, congresso, curso de formação para professores, aulas e orientação para alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos.
“A Universidade de Extremadura (Unex) possui uma das mais importantes Faculdades de Ciências do Esporte no mundo, com notório reconhecimento pela contribuição e excelência em nível de graduação e pós-graduação. Conta com um quadro de pesquisadores com reconhecida inserção internacional e experiência em redes de cooperação”, afirma o diretor do Leape e professor do curso de Educação Física, Riller Silva Reverdito. “Portanto, a vinda dos pesquisadores e colaboração com o Leape e a Unemat consiste em uma excelente experiência acadêmica e científica. A nossa expectativa é ampliar o potencial da colaboração, uma vez que existem interesses que são comuns às Instituições”, explica Riller.
Dentre as atividades desenvolvidas, no último dia 17 de junho, foi apresentado e assinado a manifestação de interesse em cooperação para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, com foco nas áreas de Ciência do Treinamento e Pedagogia do Esporte, entre o Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat e o Grupo de Otimização de Treinamento e Rendimento Esportivo (Goerd) da Unex.
“A cooperação com instituições nacionais e estrangeiras está no plano estratégico do Leape/Unemat, que busca ampliar as possibilidades para qualificação do seu quadro de professores e alunos, seja de iniciação científica, mestrado ou doutorado, além de ampliar a oportunidade para o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa e produção científica”, defende Reverdito.
A vinda dos pesquisadores visitantes tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer do Estado de Mato Grosso (Rede Cedes-MT).
As atividades e projetos do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) podem ser conhecidas clicando aqui, ou na página do Leape no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, clicando aqui.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24809 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária