O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, está desenvolvendo diversas atividades para a comunidade local. As alunas estagiárias do 9º semestre firmaram parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no bairro Cidade Nova, para a realização de quatro ações em benefício da população.
A equipe é composta pelas alunas Angela Maria Rodrigues, Gilza Ferreira, Jane Tavares, Maria Eugênia Villarruel e Skarlet Correa, e pelos professores responsáveis pelo estágio, Joel Alexandre Garcia e Michelle Ferreira Martins, e conta com o apoio da enfermeira responsável pela UBS do Caic, Rafaela Faro.
“Durante o Estágio Curricular temos a oportunidade de realizar e exercer nossas funções como futuras enfermeiras, pela convivência que o estágio proporciona, e nos deparamos com diversos tipos de realidade. Através deste olhar humanizado, nós alunas, juntamente com os professores e a enfermeira responsável pela UBS, organizamos essas atividades a serem exercidas e de grande benefício a todos”, explica a aluna Maria Eugênia Villarruel.
Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho teve início no último dia 5 de junho e vai até o próximo dia 5 de julho. A campanha tem o objetivo de arrecadar doações de roupas de frio, cobertores e meias, que serão doados à população carente de áreas próximas ao Caic.
Os pontos de coleta são a UBS do Caic, na Rua Hermes da Fonseca, no bairro Cidade Nova, aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e o Atacado Pantanal, na Avenida São Luís, aberto de segunda-feira a sábado, das 7:30 às 19:30.
Campanha de Preventivo
A Campanha de Preventivo teve início nesta segunda-feira (12) e disponibiliza para mulheres o exame de colpocitologia oncótica (CCO), o popular Teste de Papanicolau, exame preventivo de câncer do colo de útelo. Está disponível com agendamentos de segunda a sexta-feira, e coleta às quartas-feiras, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e às quintas-feiras das 7 às 11 horas.
Para beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana, a ação se encerra com o ‘Dia D’, um sábado, no dia 8 de julho, das 7 às 17 horas.
A ação tem como objetivo, além de realizar exames para detecção de câncer do colo do útero, encaminhar para as unidades de referência as pacientes que apresentarem lesões do colo uterino ao exame especular e conscientizar a população feminina quanto à importância da prevenção do câncer de colo de útero com a realização do exame periodicamente.
Projeto Mães em Foco
Outra ação desenvolvida será o Projeto Mães em Foco. A proposta deste projeto é realizar ensaios fotográficos com as gestantes da UBS do Caic para incentivar as gestantes faltosas a regularizarem suas consultas de pré-natal e promover autoestima e aceitação da gestação. Os ensaios ocorrerão entre a 28ª e a 36ª semana de gestação. O ensaio será gratuito para as gestantes contempladas.
Campanha de Hanseníase e Tuberculose
Esta campanha acontecerá no dia 22 de julho, na UBS do Caic, das 7 às 17 horas, com objetivo de realizar uma busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e tuberculose e, conforme diagnóstico, os referenciar para o Hospital Bom Samaritano para o devido tratamento.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24867 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária