Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe professores da Espanha para aula-campo com alunos da pós-graduação
INTERNACIONALIZAÇÃO
Unemat recebe professores da Espanha para aula-campo com alunos da pós-graduação
09/06/2017 16:13:48
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu durante esta semana os professores visitantes Carlos Tomas López de Pablo e Maria Pilar Martín de Agar Valverde, da Universidade Complutense de Madri (UCM), na Espanha, e Elisa Hardt Alves Vieira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os professores visitantes e a professora Sandra Mara Alves da Silva Neves, da Unemat, realizaram uma aula em campo com alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp), Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGGeo).

Os espanhóis Carlos Tomas López de Pablo e Maria Pilar Martín de Agar Valverde são pesquisadores da área de Ecologia Regional e de Paisagem, que contempla pesquisas sobre mudanças de uso do solo, ecologia de paisagens, planejamento e gestão do território.

A aula-campo analisou e georreferenciou pontos de fronteira entre agricultura, pastagem para pecuária e vegetação nativa do Cerrado e do Pantanal. O grupo saiu do Câmpus Universitário Jane Vanini, seguindo para o Distrito de Santo Antônio do Caramujo, em Cáceres, e depois para o município de Curvelândia. As atividades prosseguiram no município de Mirassol D’Oeste e na Comunidade do Limão, em Cáceres.

Foram abordados temas como a avaliação do estado de conservação dos mosaicos de paisagem e de seus fatores de mudança, métodos e técnicas para a identificação e mapeamento de mosaicos e fronteiras de paisagem, a relação entre conservação e padrões de fronteira e mosaicos, entre outros.

“A visita dos professores da Espanha demonstra que a Unemat está no caminho certo em um processo que é muito importante hoje para a pesquisa e a extensão, o processo de internacionalização”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin. “E internacionalização não é apenas mandar professores ou alunos para outros países, é também receber professores para que aquilo que se discute fora do país possa ser difundido aqui”, afirma o pró-reitor.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24703 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada