Professores das áreas de Ciências Agrárias de diferentes cursos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) se reuniram nesta quinta-feira (08) em Cuiabá a convite da reitora Ana Maria Di Renzo, para pensar políticas públicas estaduais e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso.
A proposta de juntar os professores da Unemat que atuam em cursos de Agronomia e Zootecnia para juntos construir propostas que contribuam com o desenvolvimento estadual é um dos reflexos da viagem a Iowa (EUA) em que a reitora pode juntamente com o governo de Mato Grosso vislumbrar as parcerias existentes entre o setor produtivo e as universidades. “É fundamental que a universidade trabalhe na perspectiva da tríplice hélice, em que ela se torne o epicentro das relações entre o setor produtivo e o governo, pensando ações que melhorem a vida da sociedade”, explica Ana Di Renzo.
De acordo com a reitora a Unemat é um patrimônio do povo de Mato Grosso e tem o compromisso de olhar e ajudar a construir políticas públicas, pesquisas e desenvolver ações extensionistas voltadas para a realidade do Estado. “A Unemat tem cerca de 70 doutores vinculados aos cursos da área de Agrarias e pode ajudar muito no desenvolvimento do Estado. Por isso estamos levando essa proposta de reunirmos nossas competências e assim iniciarmos um diálogo com o setor produtivo como para estabelecermos parcerias”.
Nessa perspectiva os professores que participaram da reunião tem a incumbência de levantar o que vem sendo pesquisado e desenvolvido nessa área por cada câmpus a fim de num encontro no dia 22 deste mês com as associações de produtores de soja (Aprosoja) e de criadores de Mato Grosso (Acrimat) para iniciar as discussões de parcerias.
O professor Marco Barelli, doutor em Agronomia com foco de atuação em Melhoramento Genético, destacou que a reunião é fundamental para agregar os pesquisadores da própria Unemat em torno de um projeto comum. “Nos falta políticas de Estado, e nesse sentido esse convite é muito produtivo”, disse.
A professora Carla Galbiati, doutora em Entomologia, ressaltou que a iniciativa da reitoria em reunir professores de diferentes câmpus é uma forma de fortalecer a área de Ciências Agrárias e abre possibilidades de novas parcerias. Essa também é a opinião da professora Tanismare Tatiane de Almeida, doutora em Fitotecnia, com foco em Produção e Tecnologia de Sementes e Zulema Netto Figueiredo, doutora em Agronomia ressaltam que a proposta é uma forma de atender da universidade se aproximar e atender a demanda do setor produtivo e de contribuir com o governo com o desenvolvimento de Mato Grosso.
A reitora da Unemat lembrou que esse é um projeto piloto, mas que deve ser utilizado em outras áreas, como por exemplo reunir professores que trabalham com a agricultura familiar, pequenas propriedades e assim estabelecer uma proposta em rede. “Nós temos muitos professores doutores e mestres em diferentes áreas de atuação e que podem ajudar muito o nosso Estado. Não podemos nos fechar, temos que dialogar com a sociedade”, afirmou.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24834 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária