Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Acadêmicos de Sinop realizam Congresso de Engenharias
EMPREENDORISMO
Acadêmicos de Sinop realizam Congresso de Engenharias
31/05/2017 07:38:25
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima

O primeiro Congresso de Engenharias (Coeng) que começou nesta terça-feira (30) em Sinop reúne 550 acadêmicos de 19 cursos de graduação em Engenharias de oito instituições de ensino tanto públicas como particulares de Mato Grosso no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira. O evento foi totalmente organizado pelos acadêmicos com foco nas necessidades deles, a partir da Empresa Júnior da Unemat “Júnior Engenharia”.

A abertura oficial contou com a presença da reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, do secretário chefe da Casa Civil de Mato Grosso, José Adolfo de Lima, do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e de representantes das instituições de ensino: UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), Unic (Universidade de Cuiabá), Univag (Centro Universitário de Várzea Grande), Fapan (Faculdade do Pantanal), Fadaf (Faculdade  de Direito de Alta Floresta), Fasipe (Faculdade de Sinop).

A presidente da comissão organizadora do Coeng, a acadêmica Juliana Carolina Cruccitti, da Unemat, destacou a experiência de sonhar e de organizar um evento com a dimensão alcançada. “É muita gente. E pensar que o Coeng começou com três acadêmicos chegando nas instituições de ensino para pedir apoio, e nós tivemos esse apoio e hoje estamos aqui. Só temos que agradecer”, afirmou.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, ressaltou a coragem e a garra dos estudantes da Unemat, que buscaram os meios e organizaram o primeiro congresso de Engenharia de Mato Grosso, trazendo palestrantes de renome nacional de forma a permitir o intercâmbio de conhecimento, a integração e a cooperação entre os acadêmicos dos cursos de engenharia não só da Unemat, mas também de outras instituições de ensino, tanto públicas como particulares. “Nós temos que incentivar e apoiar as iniciativas empreendedoras dentro da universidade, é preciso e podemos inovar a forma como fazer engenharia. Nosso desejo é que nasçam muitas outras empresas júnior dentro da Unemat”.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, que é um incentivador da Empresa Júnior de Engenharia afirmou que é fundamental incentivar essas práticas inovadoras. Nós, da Assembleia Legislativa temos a obrigação de apoiar e incentivar esses e outros eventos. “Esses acadêmicos estão tendo a oportunidade de empreender”.

O professor Rogério Dalla Riva, da Unemat ressaltou a dimensão do evento com a participação de tantos acadêmicos que vieram de oito cidades de Mato Grosso e de 19 cursos de graduação. As professoras Marcela de Melo (Univag), Franciane Bonin (Unic) e Dilma Silva (IFMT) ressaltaram a importância em reunir no mesmo evento os acadêmicos de uma mesma área independente de serem alunos de instituições públicas ou particulares e já se colocaram à disposição para novas parcerias.

Para o secretário chefe da Casa Civil, José Adolfo de Lima, o governo de Mato Grosso tem a obrigação de apoiar eventos como esse. “Hoje vendo esse teatro cheio e conhecendo a forma como esse evento foi construído tenho esperança. Vocês são o futuro desse estado e eu rendo homenagens a vocês acadêmicos”.

A conferência de abertura foi ministrada pelo empreendedor social Ralf Toenjes, com o tema “Empreendedorismo”, o palestrante foi eleito pela Forbes como um dos 30 empreendedores mais influentes, antes dos 30 anos.  

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada