Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pesquisador da Unemat desenvolve mapeamento das áreas de soja de Mato Grosso por satélite
TECNOLOGIA
Pesquisador da Unemat desenvolve mapeamento das áreas de soja de Mato Grosso por satélite
29/05/2017 09:49:48
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza em seu site o mapeamento das áreas de soja dentro de cada município do Estado, desenvolvido com a utilização de imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto. Chamado de SojaSat, o mapeamento pode ser acessado clicando aqui.

Este trabalho foi realizado no Laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Laboratório Gaaf), sob a coordenação do professor Carlos Antonio da Silva Junior, no Câmpus Universitário de Alta Floresta, e conta com a colaboração de pesquisadores de instituições como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com o professor Carlos Antonio da Silva Junior, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada no fornecimento de informações agrícolas e ambientais. “No caso desta nova plataforma, a intenção é ofertar, a toda a cadeia produtiva da soja, informações sobre a real dimensão desta cultura no Estado, tão logo a safra acabe”, explica o professor. “Além do aspecto econômico, o site também apresenta um viés ambiental, uma vez que sua proposta é também mostrar anualmente se estaria ocorrendo uma expansão da cultura dentro dos municípios amazônicos e de suas florestas”, explica o pesquisador.

Parte da metodologia utilizada encontra-se publicada no periódico Agronomy Journal, da Sociedade de Agronomia dos Estados Unidos, com Qualis/Capes A1 em Ciências Agrárias.

As informações estão disponibilizadas gratuitamente no site da Unemat e, inicialmente, são apresentados dados do ano-safra 2016/2017. A proposta é fornecer dados anuais de todos os municípios do Estado que cultivam soja a partir desta data. A plataforma pode ser acessada clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24701 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada