O professor Carlos Augusto Peres, que é professor titular na University of East Anglia (UEA) está atuando em dois projetos de pesquisa da Unemat nas áreas de biodiversidade nos câmpus de Tangará da Serra e Cáceres. Nesta sexta-feira (07), ele foi recebido pelo vice-reitor da Unemat, Ariel Lopes Torres para conhecer um pouco mais sobre a atuação da Instituição.
A Unemat já tem acordo de cooperação firmada com a universidade do Reino Unido, e a presença do professor brasileiro Carlos Peres - há mais de duas décadas na UEA – atuando como colaborador internacional nos projetos em Redes financiados pela Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) fortalece o intercâmbio e a internacionalização dentro da instituição.
De acordo com o professor Carlos Peres, a Unemat tem uma atuação muito forte em ensino dentro do estado, mas pode crescer e avançar muito na pesquisa, uma vez que está em um estado privilegiado não só pela sua localização geográfica e sua biodiversidade, mas também por se uma região em que a fronteira agrícola mais avançou no mundo nos últimos 20 anos. “As pesquisas é que proporcionarão o reconhecimento internacional para a Unemat”, afirmou o pesquisador.
O vice-reitor da Unemat destacou que é muito positivo para a universidade contar com a ajuda e parceria de outras instituições de pesquisadores que cooperam em ações e pesquisas conjuntas. Ele lembrou que a Unemat vem estudando e construindo mecanismos para fortalecer o intercâmbio internacional e ampliar as parcerias com outras universidades. Ele também ressaltou o papel da Fapemat com a publicação de editais como o de Redes que possibilita a vinda de pesquisadores estrangeiros para realizar ações conjuntas.
Na quinta-feira (06) o professor Carlos Peres ministrou em Cáceres a palestra “Ecologia de perturbação antrópica e perda de serviços ecossistêmicos na Floresta Amazônica”.
Os projetos Redes, financiados pela Fapemat, em que o professor atua são: Rede de Biotecnologia Aplicada aos Serviços e Desserviços da Biodiversidade à Agricultura no Cerrado e na Amazônia, desenvolvido no câmpus de Tangará da Serra e coordenado pela professora Mônica Josene Barbosa Pereira e Erosão da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai: Impactos do uso da terra na estrutura da vegetação e comunidade de vertebrados e aquáticos, desenvolvido no câmpus de Cáceres e sob a coordenação do professor Manoel dos Santos Filho.
Quem é Carlos Augusto Peres - graduado em Agronomia Tropical (Universidade Federal Rural da Amazônia - 1983) e em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Pará - 1983); mestrado em Forest Ecology And Conservation - University of Florida (1986) e PhD em Ecologia e Conservação Tropical - University of Cambridge (1991). Atualmente é professor titular em Ecologia e Conservação Tropical - University of East Anglia, Norwich, UK. Tem vasta experiência na área de Ecologia de Conservação, com ênfase em ecologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de recursos naturais em florestas tropicais, ecologia de paisagem, ecologia de população, ecologia de comunidades de vertebrados em florestas tropicais, e socio-economia de uso de recursos naturais. Tem mais de 600 artigos publicados de alto impacto.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24810 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária