A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e a Universidade de Aswan, no Egito, assinaram nesta semana um protocolo de cooperação que permitirá que estudantes das duas universidades possam realizar intercâmbio. O acordo foi assinado pela reitora da Unemat, Ana Di Renzo e pela pró-reitora de Ensino de Graduação Vera Maquêa e o reitor da universidade egípcia, Abdel Kader Mohammed essa semana no país árabe.
A universidade de Aswan criou o primeiro e único curso de graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas nos países árabes. A aproximação entre a Unemat e a universidade egípcia teve inicio em 2013, quando o professor Maged Elgebaly, o idealizador do curso de graduação em Língua Portuguesa, esteve ministrando palestras sobre a memória cultural na literatura da imigração árabe no Brasil e desde então tem sido desenvolvida uma proposta de acordo internacional.
A presença da Unemat durante A III Jornada de Língua Portuguesa, promovida pela universidade de Aswan abriu novas possibilidades, uma vez que participaram do encontro embaixadas de quatro países: Brasil, Moçambique, Angola e Portugal e ainda reitores de universidades desses países. “A possibilidade de apresentarmos nossa Unemat para autoridades civis e acadêmicas de tantos países, fortalece a comunidade de Língua Portuguesa e abre novas possibilidades de troca de conhecimentos e parcerias. Por exemplo, a universidade de Aswan quer o auxílio da Unemat sobre o plantio de mandioca e cana de açúcar e também sobre mudanças climáticas. Já o Instituto Camões oferece bolsas de estudo para mobilidade de alunos que queiram estudar Português”, enfatiza a reitora Ana Di Renzo. A reitora e a pró-reitora da Unemat ainda ministraram aulas de língua portuguesa, tanto em Linguística como de Literatura para os estudantes do curso Língua Portuguesa.
“Acreditamos que essa cooperação será muito produtiva, pois da mesma forma que eles tem interesse em estudar a língua portuguesa, nós temos interesse em estudar a língua árabe no Mato Grosso. Com essa parceria nossos alunos de graduação e pós-graduação poderão estudar no Egito e nós poderemos receber os estudantes árabes na nossa Unemat”, salientou a reitora Ana Di Renzo.
Uma característica do curso de Língua Portuguesa da universidade de Aswan é que projeto pedagógico do curso é baseado na perspectiva libertária do educador brasileiro Paulo Freire, e para o ensino são adaptados métodos e manuais de português para estrangeiros, segundo as necessidades das turmas.
Além da Unemat, a Universidade de Porto e o Instituto Camões enviaram as minutas dos acordos de cooperação com a Universidade de Aswan. A presença da reitora e pró-reitora da Unemat suscitou o interesse da comunidade local, tendo concedido entrevistas para televisões do Egito, como pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=Mky1Tg0oSfI&feature=youtube_gdata_player&app=desktop
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24809 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária