Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Semana Pedagógica do câmpus de Alto Araguaia discutirá tripé: ensino, pesquisa e extensão
ARTICULAÇÃO
Semana Pedagógica do câmpus de Alto Araguaia discutirá tripé: ensino, pesquisa e extensão
30/03/2017 15:00:27
por Assessoria de Comunicação câmpus de Alto Araguaia
Foto por: Arquivo Pessoal

A Semana Pedagógica do câmpus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inicia com “a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na graduação”, tema que será socializado pela professora Rosane Rosa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nos dias 05 e 06 de abril.

Apesar do consenso de que o tripé ensino, pesquisa e extensão é o que sustenta a universidade, “sua articulação é um grande desafio”, pondera o diretor da Faculdade de Letras, Ciências Socias e Tecnológicas (Falect), professor Osmar Quim. “Com o intuito de colaborar com a implementação de ações que visem o aperfeiçoamento do trabalho docente, propusemos um encontro para troca de experiências, contando com a presença de uma pessoa que possui experiência relevante sobre o assunto”, enfatizou Quim.

Para a diretora Político-Pedagógica e Financeira do câmpus, professora Gislaine Aparecida de Carvalho, esse é um momento propício para aprofundar a medida aprovada em novembro de 2016 com vistas a atender a recomendação da Lei Nacional nº 13.005/2014. “Com discussões iniciadas no final de 2015, a Unemat é a quarta universidade do país a regulamentar a inclusão e o registro de atividades curriculares de extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação que prevê um mínimo de 10% do total de créditos exigidos”.

Gislaine explica que diferentemente das atividades complementares em que os alunos enriquecem seu currículo com a participação em eventos e cursos, com essa modalidade (atividades curriculares de extensão) eles se tornam promotores de palestras, oficinas, cursos, dentre outras atividades destinadas a realizar um intercâmbio de saberes com a comunidade. Até o momento essa possibilidade se dava apenas pela vinculação aos projetos, programas e eventos institucionalizados.

Enquanto coordenadora do Programa de Educomunicação e Cidadania Intercultural (Educom UFSM), Rosane Rosa promove a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em sua instituição por meio de parcerias com as secretarias de Educação de cidades do Rio Grande do Sul. A experiência da pesquisadora fora apresentada na webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação promovido por professores de Jornalismo do Campus de Alto Araguaia, em junho de 2016.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada