Durante esta tarde (23) professores das universidades estaduais de Mato Grosso (Unemat) e de Mato Grosso do Sul (UEMS) juntamente com a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, discutiram um intercâmbio entre seus professores. As duas instituições possuem, há mais de dois anos, um convênio a nível de pós-graduação. A nova demanda é para atender um curso de licenciatura que será ofertado pela UEMS à indígenas da etnia Terena. O curso de 560 horas terá a duração de um ano e oito meses.
A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul procurou a Unemat para mais esta parceria pela expertise da Instituição que oferece 3º grau aos indígenas há mais de 15 anos. A Unemat é pioneira na oferta de graduação específica e diferenciada para indígenas na América Latina e serviu de referência a diversas iniciativas similares de valorização e respeito à diversidade-étnica e cultural.
Vera Maquêa deixou claro o interesse da Unemat em mais essa parceria e ficou no aguardo do plano de trabalho juntamente com o termo aditivo para as formalizações. Segundo o professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NEAD) da UEMS, Marlon Leal Rodrigues, os Terenas pleiteiam já algum tempo o curso. "Eles desejam estudar a própria língua. Gramática, dicionário, material didático. Eles desejam contar a própria história."
O convênio firmado entre as duas instituições vem rendendo inúmeras ações. Foi por meio dele com seus intercâmbios de alunos e professores que docentes de ambas universidades ingressaram no pós-doutorado, docentes e discentes desenvolveram eventos e publicações em conjunto e participaram de projetos e bancas.
Atualmente, professores da Unemat e da UEMS mais docentes da Universidade de Brasília (UnB) trabalham em um projeto de Mestrado em Rede de Linguística Aplicada para o Centro-Oeste com a intenção de submetê-lo ao aplicativo de cursos novos (APCN) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Também participaram das discussões desta quinta-feira o coordenador do programa de pós-graduação em Linguística da Unemat, professor Taisir Mahamudo Karim; o professor do curso de Letras e do programa de pós-graduação em Linguística da Unemat, Paulo César Tafarello; a professora da Unemat e pós-doutoranda na UEMS, Jocineide Macedo Karim; o diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus de Alta Floresta, professor Luís Fernando; o professor e pesquisador da Unemat, Claumir César Muniz; a professora da Unemat e diretora de Gestão de Licenciatura, Rinalda Bezerra Carlos; o assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Gustavo Laet Rodrigues e a professora e pesquisadora da UEMS, Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24818 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária