Mato Grosso, Domingo, 21 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat trabalha ações orientativas em saúde na Caravana da Transformação
SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
Unemat trabalha ações orientativas em saúde na Caravana da Transformação
12/03/2017 21:43:50
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem e de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que participavam da Caravana da Transformação em São José dos Quatro Marcos no último sábado, dia 11, receberam, além de visitantes ávidos por conhecimentos, a reitora Ana Di Renzo e os pró-reitores Vera Maquêa, Anderson Amaral e Celso Fanaia. O governador Pedro Taques e secretários de Estado, entre eles o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Domingos Sávio, também visitaram a Caravana da Transformação na manhã de sábado.

A reitora disse que a participação da Unemat na Caravana da Transformação, em especial com os cursos de Enfermagem e Medicina, promove por meio de um contato direto inúmeras possibilidades para ampliação de projetos de extensão com objetivo de conhecer de perto as demandas e necessidades da sociedade e, assim, propor políticas públicas em parceria com as secretarias de estado para ajudar as parcelas mais carentes da população.

O curso de Enfermagem da Unemat, câmpus de Cáceres, esteve no Estande da Saúde nos dias 10 e 11 com cerca de quinze acadêmicos e professores da Instituição desenvolvendo ações orientativas sobre saúde da mulher, do idoso e do homem. Já o curso de Medicina esteve no espaço, na manhã de sábado, também com acadêmicos e professores orientando os visitantes sobre cuidados e prevenção da hanseníase.

O projeto Mama Ação foi o que mais chamou atenção de quem passava pelo estande. Ângela Macedo, moradora de São José de Quatro Marcos, que procurou a Caravana da Transformação para fazer um curso de cabelereira disse que achou a iniciativa muito importante. “Eu tive dois filhos e descobri que não sabia a posição correta de amamentar, agora vou passar para minha nora”, explicou.

A acadêmica Thalita Polizzeli Azevedo, do 10º semestre de enfermagem, contou que achou interessante manter essa relação de abordagem com o público. “A gente acha que as pessoas já têm informação suficiente e disponível, mas no contato direto e informal percebi que elas são mais abertas a expor suas dúvidas do que no hospital ou nas unidades de saúde”, observou Thalita.

As professoras Kamila Rodrigues Leite e Vânia Deluque Aguilar elencaram os tópicos que estavam sendo abordados com os visitantes. Entre eles a maneira correta de amamentação, a importância do autoexame das mamas e do exame Papanicolau, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como evitar lesões por pressão, prevenção de câncer de próstata.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24724 | Impressões: 143768
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada