Mato Grosso, Domingo, 21 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 5ª Mostra de Estudos e Materiais da Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS
Unemat realiza 5ª Mostra de Estudos e Materiais da Língua Brasileira de Sinais
23/02/2017 14:54:29
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na noite de ontem (22) a 5ª edição da Mostra de Estudos e Materiais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento ocorreu das 19:30 às 22 horas no pátio do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, sendo seguido de palestra.

O objetivo da Mostra de Libras é despertar o interesse dos alunos dos cursos de Licenciatura pela linguagem de sinais, ampliando o leque de conhecimento dos futuros licenciados, para que estejam aptos a ensinarem alunos surdos ao atuarem na área da Educação. O evento foi organizado por três professores da Unemat, Andréa dos Santos Leite, Ríguel Brum de Paula e Tainara Paola Ferreira Cardoso, que também são surdos.

“O evento busca que os alunos das Licenciaturas aprendam mais e melhorem o conhecimento de Libras, que é uma questão muito importante para futuros professores”, afirma o professor Ríguel Brum de Paula. “Além da linguagem em si, ensinamos os acadêmicos os materiais adequados para que eles possam ensinar melhor e apoiar futuramente alunos surdos que encontrem na sala de aula e ajudarem estes alunos surdos a se desenvolverem melhor”, explica Ríguel.

“Eu acredito que também é muito importante dar esta experiência aos acadêmicos, para que, quando eles encontrarem alunos surdos em sala de aula, eles consigam apoiar e incentivar esses alunos nos seus estudos, e conseguirem colocar eles na faculdade, e que cheguem aqui dentro já com um apoio”, defende a professora Andréa dos Santos Leite.

“Eu quero que meus alunos tenham vontade de apresentar e explicar Libras, para que eles possam aprender mais a questão de respeito à comunidade surda, para que no futuro os acadêmicos também possam trabalhar com alunos surdos”, explica a professora Tainara Paola Ferreira Cardoso.

Uma comissão composta por professores da Unemat avaliou as apresentações do alunos das Licenciaturas.

“A primeira coisa que um recém-formado vai sentir com necessidade urgente ao encontrar um aluno surdo na sala de aula, é de aprender a libras, porque se não existir uma língua em comum, não há como ele ensinar e nem como o aluno aprender, então nesse momento fica bastante evidente que nossos alunos sentem esta necessidade de aprender Libras”, explica Nilce Maria da Silva, professora e membro da comissão avaliadora. “Fica evidente que o que eles vivenciam em apenas uma disciplina não é suficiente, então eventos como esse ajudam eles a terem um pouquinho mais de segurança quando encontrarem o aluno lá na escola, para que possam ensinar o conteúdo”, disse a professora.

 

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua gestual usada pela maioria dos surdos brasileiros e reconhecida pela Lei Nº 10.436/2002 e pelo Decreto Nº 5.626/2005. Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP). Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais; é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, também expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na Libras existem diferenças regionais.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24712 | Impressões: 143768
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada