Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat está entre autores de obra internacional na área médica
INFORMÁTICA MÉDICA
Professor da Unemat está entre autores de obra internacional na área médica
08/02/2017 16:05:10
por Hemilia Maia
Foto por: Selfie Gleber Marques

O professor Gleber Nelson Marques da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), doutor em Computação Aplicada, a convite do editor e médico Robert E. Hoyt está preparando a tradução em português do livro Health Informatics. A obra de abrangência internacional, é utilizada por universidades americanas e europeias, é um dos poucos livros que reúnem as principais informações e fundamentos de informática em saúde em um único volume como um tratado nessa área. A tradução da sétima edição da obra deve chegar às livrarias em 2018.

Além de aceitar o desafio de tornar a obra mais acessível aos falantes da língua portuguesa, uma das mais faladas no mundo, Marques também é um dos autores de Health Informatics: Pratical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, em português, Informática em Saúde: Guia prático para profissionais de saúde e tecnologia de informação.

O capítulo 25 do suplemento da sexta edição foi escrito por Marques e cinco autores da área médica: Alison Fields e Robert Hoyt, da Universidade do Oeste da Flórida, nos Estados Unidos, Chris Paton, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e Naomi Muinga e Steve Magare, do Programa de Pesquisa do Fundo Wellcome do Instituto de Pesquisa Médica do Quênia.

Marques conta que a pesquisa sobre o sistema de informação em saúde no Brasil e em alguns países da América do Sul, que ele realizou entre os anos de 2015 e 2016, motivou o convite para sua participação na edição do Health Informatics.  "E tudo começou quando fui solicitado a reformar a ementa das disciplinas Habilidades Profissionais em Informática em Saúde I e II, do curso de Medicina da Unemat, aqui em Cáceres". Marques ainda ensina Cálculo e Métodos Numéricos no curso de Ciência da Computação da Instituição.

Foi em busca de bibliografias para a ementa da sua disciplina que Marques constatou a carência de publicações em português. "Apesar da Informática em Saúde ser uma área emergente, ainda não existe em nossa língua um livro que cubra todo o espectro da disciplina", destacou Marques.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24711 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada