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Bolsistas do Pibid/Unemat inspiraram programa municipal para Educação Infantil
EDUCAÇÃO
Bolsistas do Pibid/Unemat inspiraram programa municipal para Educação Infantil
23/01/2017 16:30:34
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes e Banco de Imagens Municipal
Arte: Design Unemat
Arte: Design Unemat

Professor que viveu a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em sala de aula com acadêmicos bolsistas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recria o programa em Novo Horizonte do Norte. Distante a 670 km da capital Cuiabá, o município mato-grossense, localizado entre Porto dos Gaúchos e Juara, tem pouco menos de 4 mil habitantes.  As três escolas públicas atendem 419 crianças por meio da creche, da pré-escola e da escola de ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

Amilton da Silva Amaral, pedagogo, professor da rede municipal há 27 anos e, atualmente, secretário de Educação de Novo Horizonte do Norte lecionava na Escola Municipal Ulisses Guimarães. "Desde 2012 a Escola Ulisses passou a participar do Programa e quando eu tive os bolsistas em sala pude perceber o quanto isso era significativo. Vi que muitas ações que eu não daria conta de resolver sozinho, como atender a individualidade de alguns alunos, pois as turmas são heterogêneas a título de conhecimento, com eles foi possível", relatou o secretário.

Como a experiência "deu muito certo com resultados positivos tanto na aprendizagem dos alunos quanto na interação dos Pibidianos com os profissionais da escola" Amilton passou a querer mais e mais. Quando supervisor do Pibid na escola chegou a propor aos bolsistas planejamento de aulas com metodologia inovadora "daquelas raramente vistas".

E logo que aceitou o convite para atuar frente a pasta, ainda em dezembro de 2016, propôs e conseguiu aprovar a criação em conjunto com a então secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Helena Medeiros da Silva e o diretor da Escola Ulisses, Lourival de Oliveira, a Lei 1.152/2016 que instituiu o Programa Municipal de Bolsas de Incentivo a Docência, a Cultura, Esporte e Lazer (PMBIDCEL) para Educação Infantil inspirado nos programas do Ministério da Educação e Cultura (MEC)  Pibid e Mais Educação e nos parâmetros de seleção de bolsistas adotados pela Unemat que participa do Pibid desde 2009.   

"Estou absolutamente empolgado com a ideia, haja visto que temos uma experiência consolidada e de sucesso com o Pibid da Unemat, no ensino fundamental. Acredito que os resultados positivos serão repetidos na Educação Infantil. Nossas aulas retornarão no dia 6 de março já com a presença dos bolsistas", enfatiza Amilton Amaral.

Processo Seletivo PMBIDCEL - As bolsas serão concorridas por estudantes de ensino médio, de graduação de qualquer IES pública ou privada e de pós-graduação. A seleção passará por quatro etapas: Notas Curriculares, Experiência Profissional, Certificados na Educação e a Carta de Intenções, onde o candidato reafirma as experiências profissionais e expõe as expectativas junto ao Programa. Os selecionados desenvolverão as atividades na rede municipal sob a supervisão dos coordenadores de Educação Infantil, de Cultura e de Esporte e Lazer.

O primeiro edital do PMBIDCEL será lançado no início de fevereiro, com a oferta de 8 bolsas no valor de 500 reais/25 horas semanais cada. De acordo com o secretário se aprovada pela Câmara a Lei Complementar encaminhada pelo Executivo o valor passará para o equivalente a 80% do salário mínimo nacional.

O que é o Pibid? - É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.  (Fonte: MEC)

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