Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat compõe bancas em Sorbonne
INTERNACIONALIZAÇÃO
Professora da Unemat compõe bancas em Sorbonne
10/01/2017 16:10:03
por Lygia Lima

A professora Vera Maquêa, que integra o programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e é pró-reitora de Ensino de Graduação participou neste mês de três bancas de defesa de doutorado na Universidade de Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, destaca o processo de amadurecimento e reconhecimento da Instituição. “A Unemat está amadurecendo no campo das pesquisas e na pós-graduação, tornando-se referência internacional, e com isso nossos professores começam a ser convidados para compor bancas em importantes e renomadas universidades, como é o caso da nossa pró-reitora de Ensino e Graduação, professora do Programa de pós-graduação em Estudos Literários, Vera Maquêa, que nas suas férias participou de bancas na Universidade de Sorbonne – França” afirma.   

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Unemat (PPGEL), Aroldo José Abreu Pinto, destacou a importância de ter professores participando como membros externos em bancas no exterior. “A participação dos nossos professores em bancas no exterior, bem como a realização de pesquisas conjuntas com outras universidades, troca de experiências internacionais são critérios adotados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para avaliar os programas de pós-graduação. É o que se chama de processo de internacionalização”.

Aroldo lembra ainda que além de pontuar no critério de internacionalização essas participações são importantes porque divulga o trabalho de pesquisa que a Unemat vem desenvolvendo, possibilitando um reconhecimento internacional.

A professora Vera Maquêa participou das defesas de doutorado de Moema Silveira Franca, no dia 06 de janeiro, com o título da tese: “A construção de subjetividade homoeróticas na literatura de Caio Fernando Abreu”; da professora Diana Schuler, que atua na Alemanha e que fez a tese em Co-tutela, ou seja, ela terá o Diploma/título de doutorado reconhecido na França (Paris 3) e no Brasil (USP), com o título: “Graciliano Ramos: O escritor e sua Formação – Representações da escola, da escrita e da leitura" no dia 07 de janeiro.

No dia 09, a professora da Unemat compôs a banca de Heloïse Behr com o título: “Impacto da literatura indígena no Brasil – Uma redefinição das teorias euro-ocidentais”. A Unemat é uma universidade pioneira na oferta de cursos específicos e diferenciados para a formação de professores indígenas. “Essa tese é um trabalho belíssimo, que mesmo nós no Brasil, num estado como Mato Grosso, ainda não temos. Quanta coisa temos para fazer nessa área”, afirma a professora Vera Maquêa.

O site da Universidade de Sorbonne na França é http://www.univ-paris3.fr/ e algumas das teses pode ser conferidas também nos links: http://www.univ-paris3.fr/soutenance-de-these-de-mme-diana-schuler-416487.kjsp?RH=1179925961149 e http://www.univ-paris3.fr/soutenance-de-these-de-mme-heloise-behr-415047.kjsp?RH=1179925961149

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24719 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada