Estão abertas as inscrições gratuitas para os programas de mobilidade entre Brasil e França. Os editais de graduação-sanduíche preveem a aprovação de até 15 projetos para a área de Engenharia e 10 para as áreas de Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária. O prazo para a apresentação das propostas termina em 30 de janeiro de 2017.
As propostas serão encaminhadas, de acordo com a área dos projetos, à Conferência de Diretores de Escolas Francesas de Engenharia (Cdefi) e à Direção Geral de Ensino e Pesquisa (Dger) do Ministério da Agricultura da República Francesa.
Ao incentivar o intercâmbio entre Brasil e França, os programas, desenvolvidos no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Programa Brasil França Agricultura (Brafagri) e do Programa Brasil França Tecnologia (Brafitec), estimulam a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
O Programa Capes-Brafagri consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária, disciplinas correlatas, em nível de graduação. O Capes-Brafitec apoia projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, também em nível de graduação.
“Esse tipo de cooperação é relevante para o desenvolvimento nacional. Os editais representam a manutenção de uma parceria bem-sucedida para ambas as partes”, diz a coordenadora-geral de Programas da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque. “Por meio destes projetos, a educação é dinamizada e fortalecida, estabelecem-se novos vínculos e novas possibilidades de pesquisa que contribuem para o progresso da ciência e da sociedade.”
Cada proposta deve conter o planejamento das atividades, considerada a duração de dois anos, que podem ser prorrogadas por mais dois, conforme critérios de avaliação das duas agências. A implementação do terceiro e do quarto anos de projeto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.
As inscrições devem ser feitas pela internet, na página oficial do Programa Capes–Brafitec, para a área de Engenharias, clicando aqui; e na página oficial do Programa Capes–Brafagri, para a de Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária, clicando aqui.
Para mais informações, contatar a Diretoria de Gestão de Mobilidade Acadêmica (DMob), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unemat, por meio do telefone (65) 3221-0033 e pelo e-mail mobilidadeacademica@unemat.br.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24797 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária