Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
7ª Jornada Científica realiza 1º Start-Up Day da Unemat
INOVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO
7ª Jornada Científica realiza 1º Start-Up Day da Unemat
01/12/2016 18:47:26
por Nataniel Zanferrari

Foi realizada hoje (1º) a 1ª edição do Start-Up Day da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), evento satélite da 7ª edição da Jornada Científica.

Realizado no Auditório de Educação Física da Cidade Universitária em Cáceres, o evento teve início às 8 horas e se encerrou no final da tarde. Voltado ao fomento do empreendedorismo dentro do ambiente acadêmico, o Start-Up Day também serve como divulgação de ações e projetos voltados para o mercado criativo e de inovação tecnológica.

 “O Start-Up Day é uma iniciativa que nós estamos realizando para fomentar a ideia do empreendedorismo dentro da academia”, afirma um dos organizadores do evento, Robson Gomes de Melo, professor do curso de Ciência de Computação do Câmpus Universitário Jane Vanini, de Cáceres. “O objetivo é fazer com que os alunos tenham um convívio maior com o mercado, então trouxemos vários palestrantes, tanto acadêmicos quanto do mercado, para dar o feedback nos projetos que os alunos já vem desenvolvendo. Temos equipes de alunos aqui, que já criaram start-ups da própria universidade e venceram concursos estaduais, além de estarem classificados para concursos nacionais”, explica Robson. “A ideia do Start-Up Day é ter um evento para mostrar para a comunidade acadêmica que nos já temos projetos de start-up na universidade, para que todos conheçam e participem mais deste movimento”, afirma o professor.

Um dos palestrantes, Flávio Gomes Pereira, secretário-adjunto de Estruturação e Inovação do Gabinete de Assuntos Estratégicos, afirma que eventos como este são importantes pois criam uma comunidade criativa e empreendedora dentro da Universidade e da cidade. “Sempre temos batido nesta tecla, na criação de comunidades”, explica Fábio. “O pessoal daqui já havia participado do Start-Up Weekend, em Rondonópolis. A realização do Start-Up Weekend é o final de toda uma cadeia de desenvolvimento, primeiro é necessário criar eventos menores para se formar uma comunidade, uma massa crítica, e é isto que o Start-Up Day está realizando”, defende o assessor de Inovação.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin, defende que a ideia de realizar um Start-Up é a de criar um ambiente de empreendedorismo e inovação dentro da Jornada Científica. “O objvetio é criar uma situação para que os alunos possam pensar também do ponto de vista da inovação, do ponto de vista do empreendedorismo, e tentar ligar suas pesquisas e projetos acadêmicos para encontrar soluções para a sociedade”, explica o pró-reitor.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada