A quantidade de trabalhos inscritos na 7ª Jornada Científica e também de participantes mostra o amadurecimento da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão. O evento que teve início nesta quarta-feira (30) segue até amanhã em Cáceres e reúne acadêmicos dos 13 câmpus da Instituição.
Na abertura oficial do evento o vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres, destacou o compromisso da Instituição com a Jornada Científica. Na oportunidade ele manifestou o desejo de que o evento continue crescendo, e quem sabe em 2017 seja realizado em Cuiabá, junto com a Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, os trabalhos produzidos dentro da Unemat precisam ser conhecidos e difundidos entre a comunidade, e a Semana de Ciência e Tecnologia seria uma importante vitrine para os pesquisadores e extensionistas.
O secretário-adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, José Antônio de Castro Nogueira, parabenizou a Universidade e sobretudo os professores e acadêmicos pela quantidade de trabalhos e pela produção. Ele lembrou que a Seciteci tem como meta trabalhar para colocar o Estado no foco da produção de ciência, tecnologia e inovação.
O professor Flávio Teles, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) que é um dos financiadores da Jornada Científica da Unemat, lembrou que o papel da Fapemat é justamente o de apoiar os pesquisadores e a instituição. Ele lembrou que nos últimos anos a Unemat vem se fortalecendo e ampliando sua participação e produção em ciência e tecnologia, e da mesma forma os investimentos da Fapemat seja, em bolsas, financiamento de projetos vem crescendo ano a ano.
Os pró-reitores que estão diretamente envolvidos na realização da Jornada Científica: Rodrigo Zanin (Pesquisa e Pós-graduação), Alexandre Porto (Extensão e Cultura), Anderson Amaral (Assuntos Estudantis), Vera Maquêa (Ensino de Graduação), foram unânimes em destacar a qualidade dos trabalhos que estão sendo apresentados no evento, e reassumiram o compromisso possibilitar que o evento possa crescer anualmente, tanto em número de participantes como de trabalhos, para isso é preciso pensar em locais maior e com maior estrutura para receber os acadêmicos. Neste ano, o número de inscritos só não foi maior, porque as inscrições tiveram que ser limitadas dada as condições físicas para receber os participantes .
A 7ª Jornada Científica congrega em um mesmo espaço a 10ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), o 6º Seminário de Extensão Universitária (Semex), o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 2º Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco), a 2ª edição do Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau) e a 1ª edição do Startup Day Unemat. A programação completa pode ser acessada em: http://siec.unemat.br/eventos/7jc/?page=programacao
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24808 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária