Na quinta edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim/Unemat), foram apresentados 162 trabalhos de iniciação científica, de alunos entre sete e 17 anos de idade, do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Cáceres e de municípios circunvizinhos. A fase final da Mostra foi realizada na última sexta-feira (11) no Iate Clube, quando os alunos apresentaram seus trabalhos para o público.
Orientados por 69 professores 565 alunos desenvolveram seus projetos durante um ano. Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), câmpus de Cáceres, conquistaram as três primeiras colocações nas categorias Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa. Na categoria Divulgação Científica, alunos do Instituto Santa Maria ficaram com a primeira colocação e em Iniciação Científica Mirim alunos da Escola Estadual Frei Ambrósio com a primeira e a segunda colocação.
Os alunos do Colégio Imaculada Conceição conquistaram o segundo lugar em Divulgação Científica e o terceiro em Iniciação Científica Mirim. Já a terceira colocação em Divulgação Científica foi para os alunos da Escola Estadual Criança Cidadã. O resultado final com a relação de todos os trabalhos, por categoria, apresentados na Mostra está disponível no site www.mostranopantanal.com.br
De acordo com o professor da Unemat, Marcos Francisco Borges, doutor em Ciências e Matemática, e coordenador do Ceicim "o objetivo da Mostra é despertar e instigar nos alunos, tanto os que participam do projeto, quanto os que assistem a apresentação dos trabalhos, o interesse pela Ciência, assim como incentivar os alunos a investigarem fenômenos, conceitos e explicações para situações vividas no dia a dia, em que a primeira vista pareçam inexplicáveis e de difícil compreensão. Por meio da Mostra estimulamos a iniciativa investigativa e também o desenvolvimento da capacidade dos alunos de trabalhar em equipe".
A Mostra é resultado da parceria entre professores da Unemat e do IFMT com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento também contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cáceres e da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Grupo Cometa e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unemat.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24789 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária