Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat registra expressiva participação no 6º Geopantanal
EVENTO
Unemat registra expressiva participação no 6º Geopantanal
03/11/2016 10:42:08
por Danielle Tavares
Foto por: Assessoria
Duas pesquisas desenvolvidas na Unemat são premiadas no Simpósio
Duas pesquisas desenvolvidas na Unemat são premiadas no Simpósio

Duas pesquisas científicas realizadas no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso foram premiadas no 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (Geopantanal). O evento realizado entre 22 e 26 de outubro, em Cuiabá, recebeu 155 participantes, gerando 110 artigos publicados que somam 97 trabalhos técnicos e resumos das 13 palestras.

Os trabalhos da Unemat premiados pelos organizadores do evento são na categoria estudantes de pós-graduação ou profissionais. O primeiro artigo intitulado “Análise da fragmentação e estrutura populacional de Dipteryx alata em dois assentamentos rurais no município de Cáceres no Mato Grosso”, por meio das geotecnologias, de autoria da doutoranda Jakeline dos Santos Cochev, sob a orientação de Ana Aparecida Bandini Rossi.

A outra premiação obtida foi para a pesquisa “Análise do desmatamento e da concessão de crédito rural no bioma Pantanal, no período de 2002 a 2008”, elaborada pelo mestrando Daniel Ricardo da Silva Sena sob a orientação da professora doutora Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin.

Além desses, foram submetidos 20 artigos por acadêmicos e docentes da universidade, dos quais nove foram selecionados para integrar a revista científica Geografia (Qualis A2), com pesquisas oriundas dos câmpus de Tangará da Serra, Sinop, Barra do Bugres, Cáceres, Alta Floresta e Nova Xavantina.

A representante institucional junto ao comitê organizador do evento, docente Sandra Mara Alves da Silva Neves, destacou o apoio da Unemat para a efetiva participação de professores, acadêmicos e pesquisadores. “Os eventos científicos são muito importantes para dar visibilidade às pesquisas realizadas no âmbito da Universidade”.

De acordo com a professora, os docentes da Unemat contribuíram em dois momentos para a realização do evento. Primeiro, por meio de projetos de financiamento junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP). Os professores da Unemat também integraram o comitê técnico científico e estimularam seus orientados a submeter trabalhos, além do aporte financeiro da Unemat para a participação em evento. 

Simpósio comemora 10 anos

Voltado não apenas ao estudo e à preservação do bioma pantaneiro, mas também de outras áreas úmidas do País, o simpósio já produziu 700 trabalhos completos desde a primeira edição. O 6º GeoPantanal foi organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, Inpe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), UFMT e IFMT.

Para Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, professora da Unemat, o evento "é de suma importância para a universidade, pois permite que os alunos e professores atualizem seus repertórios na área de geotecnologias".

Já o Inpe enxerga no simpósio uma ótima oportunidade para divulgar novas ferramentas e metodologias. "O GeoPantanal possibilita tornar disponíveis nossas tecnologias, desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos. É sempre bom ver essas tecnologias aplicadas pelos diferentes usuários", enfatiza Laércio Massaru Namikawa, pesquisador do Instituto.

Os anais e revistas científicas das diferentes edições do evento podem ser acessadas em: www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/publicacoes.php.

Com informações de Nadir Rodrigues (Embrapa Informática Agropecuária).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24729 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada