A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), que teve início ontem (24) e segue até sexta-feira (28), no Câmpus da UFMT em Cuiabá, em parceria com a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF). A edição é a primeira a ser realizada tanto no Mato Grosso quanto no Centro-Oeste. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin, esteve na abertura do evento, representando a Unemat e a reitora Ana Maria di Renzo.
A décima edição do evento tem como tema central ‘Sistema agroflorestal: Aprendizados, desafios e perspectivas’, reunindo instituições públicas e privadas em um fórum de discussão, divulgação, criação e aperfeiçoamento da tecnologia agroflorestal no Brasil. O evento objetiva dar visibilidade às experiências de sistemas agroflorestais em condução no Estado de Mato Grosso auxiliará no incentivo à recuperação produtiva, promoção e agregação de valor do desenvolvimento do meio rural e urbano brasileiro.
O professor Samuel Laudelino Silva, do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nater) da Unemat, integra a comissão técnica do Congresso, que se reuniu recentemente na UFMT para reunião sobre os ajustes finais com os membros das demais comissões organizadoras do evento (comissões científica, de comunicação e de logística). O Nater/Unemat realiza apoio institucional através da Rede Centro-Oeste de Agroecologia, que congrega núcleos de agroecologia de toda a Região Centro-Oeste. Professora Samuel também participará do evento, ministrando duas palestras sobre trocas de experiências agroflorestais e coordenando uma mesa redonda sobre crédito rural e comercialização.
O Congresso é realizado em parceria com o Grupo Semente, com o Instituto Ouro Verde, com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), com o Governo do Estado, com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com o Governo Federal. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dão apoio ao evento. O patrocínio é do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e das empresas integrantes da Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Rede ILPF).
Maiores informações podem ser obtidas no site do evento: http://www.cbsaf.com.br/
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24849 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária