Professores e acadêmicos da Unemat vão enriquecer a programação da 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), com apresentação de palestra e demonstração de projetos premiados e inovadores. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Em Mato Grosso, será realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, na Arena Pantanal (Cuiabá), com entrada gratuita.
No stand da Unemat, o público vai poder conferir de perto os projetos desenvolvidos por acadêmicos dos câmpus da Unemat, como Barra do Bugres, Colíder, Sinop e Cáceres, vencedores das Maratonas Células Empreendedores. Entre eles: “Sai da Fila”, um aplicativo para gerenciar o atendimento do sistema público de saúde, “SOS Universitários” programa que visa criar uma rede de contatos e padrinhos para recepcionar novos universitários que se mudam de cidade, já o jogo “E-Quest” possibilita identificar a vocação profissional do jovem gamer e o “Meu Acesso” é um software de acessibilidade, com a proposta de um sistema colaborativo para compartilhamento de rotas nas cidades por portadores de necessidades especiais.
Também serão realizadas exposições, oficinas e palestras com temas relacionados ao controle de agrotóxicos nos alimentos, ciência aplicada para melhoria do valor nutricional dos alimentos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, reciclagem, entre outros.
No dia 18 de outubro, às 9h00, a professora da Unemat em Barra do Bugres, Marfa Magali Roehrs, doutora em Ciência da Educação, vai falar sobre “Potencial das Feiras de Ciências para iniciação à educação científica na Educação Básica”. No dia seguinte, às 14h00, o docente de Tangará da Serra, Willian Krause, Engenheiro agrônomo, doutor em genética e melhoramento de plantas, abordará "A biotecnologia na produção de alimentos".
Sobre a Semana- O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Instituto Jovem Empreendedor, MT Criativo, Associação Regional de Produtoras Extrativistas do Pantanal (Arpep) e Polícia Militar.
Neste ano, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição passada reuniu cerca de 2,6 mil instituições com 147 mil atividades cadastradas, ultrapassando a marca de 1000 municípios participantes em todo o país.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24855 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária