Os acadêmicos Marcos Augusto Santos Silva, Igor Perez e Letícia da Silva Pina, do terceiro semestre do Curso de Jornalismo, ganharam o Prêmio Expocom 2016, na categoria “Produção Transdisciplinar em Comunicação”, modalidade Fotonovela. A premiação aconteceu durante o 39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), entre os dias 05 e 09 de setembro de 2016. O evento é considerado um dos mais importantes da área de Comunicação no Brasil e América Latina.
Intitulado “Um dia de aterro”, o trabalho teve a orientação do professor Lawrenberg Silva. “A ideia da fotonovela pensada inicialmente na disciplina de Design, e depois aperfeiçoada pelas intervenções do estudante Igor Perez e Marcos Augusto. Trata-se de um trabalho inédito em se tratando da mescla entre a narrativa ficcional da fotonovela e a construção de realidade social do Jornalismo”, comenta o professor.
Este é o quinto prêmio nacional que o Curso coleciona desde 2011, sendo que quatro deles foram orientados pelo professor Lawrenberg, um dos grandes incentivadores dos acadêmicos para a participação no evento.
Ainda sobre a conquista do prêmio nacional, a coordenadora do curso local, a professora Antonia Alves, é enfática. “Ganhar um prêmio no Intercom Nacional é como ganhar 10 prêmios na etapa regional”. Isto porque, segundo ela, “além de visibilidade ao curso, é uma oportunidade de mostrar ao país e aos futuros acadêmicos que a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está à altura dos grandes centros”.
Também estiveram no evento nacional os acadêmicos: Yasmine Mônica Sousa Martins, Fábio Faria Pires, Weverton Velasco David, Marcela Fernanda Pavão, Isabella Gonçalves da Silva e Gabriela Ferreira dos Santos. Além deles, participaram os professores Rosana Alves de Oliveira, Roscéli Kochhan e Rafael de Jesus Gomes, dos quais apresentaram trabalhos em seus respectivos Grupos de Pesquisa (GP).
Superação
Desde 2010 a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) tem se transformado numa verdadeira vitrine para o curso de Jornalismo de Alto Araguaia. Para se ter uma ideia, só na última edição regional do evento foram dez prêmios conquistados, totalizando 47 prêmios nas mais variadas categorias e modalidades desde 2009.
O êxito de acadêmicos e professores tende a superar aos problemas históricos de infraestrutura tecnológica de laboratórios e salas do curso. “É importante destacar que mesmo o curso não tendo toda a infraestrutura laboratorial necessária, os alunos continuam ganhando prêmios, graças à competência, dedicação e entusiasmo dos professores e acadêmicos,” observou a professora Rosana Alves.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24851 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária