Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Gestão inicia setembro com vários informes
UNEMAT
Gestão inicia setembro com vários informes
02/09/2016 19:00:16
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Durante os informes feitos para gestores e profissionais técnicos pela reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na tarde de ontem (01/09), foram tratadas questões sobre a reforma administrativa proposta pelo Estado, orçamento anual da Instituição, posicionamento da Unemat junto ao Parque Tecnológico de Mato Grosso e obras de infraestrutura na Universidade.

Reforma Administrativa - A reitoria da Unemat vem desde 2014 atuando junto ao Governo do Estado pela existência e manutenção da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) que tem o papel de fomentar a pesquisa para a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), prepararando seus editais. Recentemente este trabalho resultou na criação de uma comissão da Universidade composta por reitores, pró-reitores, diretores Político-Pedagógico e Financeiro e diretores de Unidade Regionalizada Administrativa e mais quatro docentes convidados. Essa comissão propôs medidas no processo de reforma administrativa, reescreveu o Art. 24 do projeto de Lei 566/2015, bem como propôs nova organização estrutural para Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), cujo documento foi protocolado junto a Casa Civil no dia 11 de agosto, ao secretário Paulo Taques, com cópias em mãos aos secretários de Estado Marco Marrafon, de Educação Esporte e Lazer (Seduc) e Júlio Cezar Modesto Santos, de Gestão (Seges), todos na mesma data. Com essa contribuição da Unemat as competências da Secitec foram revisadas, assim como as funções comissionadas no que diz respeito ao decreto 160/2015 que institui a Secitec. O próximo passo será a votação da reforma pela Assembleia Legislativa, ainda sem data marcada.

Orçamento - A conquista da Emenda Constitucional nº 66, de julho de 2013 garante vinculação de repasse a Unemat em que o estado aplicará, anualmente, percentuais da Receita Corrente Líquida do Estado de Mato Grosso, em 2016 de 2,3%.

De acordo com a pró-reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação da Instituição, os ajustes na forma de arrecadação de receita pelo Estado causou uma diminuição de repasses financeiros na Unemat calculado em aproximadamente 141 milhões de reais, só nos últimos três anos (2013, 2014 e 2015).

Parque Tecnológico - Antes mesmo da construção do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande, a Unemat já desenvolve ações para auxiliar na formulação de diretrizes da política, áreas prioritárias e estratégias para o parque no curto, médio e longo prazos. A Universidade integra o comitê gestor e a equipe técnica para implantação do empreendimento.

Infraestrutura - Os câmpus de Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Barra do Bugres, Sinop, Juara, Nova Xavantina, Tangará da Serra e Cáceres possuem obras de infraestrutura em diferentes estágios de execução como: aprovação técnica, elaboração de projeto, em conclusão, em licitação, iniciadas.

Em Tangará da Serra a construção do Centro Tecnológico de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto assim como a execução dos serviços de reforma e ampliação do laboratório interdisciplinar dos cursos de pós-graduação e o Centro de Pesquisa em História de Fronteira, em Cáceres já receberam Ordem de Serviço e tiveram suas obras iniciadas nas últimas semanas. A construção dos Centros de Pesquisa dos câmpus de Nova Xavantina e Pontes e Lacerda estão em fase de conclusão. Em Sinop, a reforma e ampliação da rede elétrica foi finalizada, dentre outros.

Assessoria de Assuntos Externos - A professora Áurea Regina Alves Ignácio assumiu a referida assessoria com o objetivo de internacionalizar a Universidade. O foco está inteiramente voltado para missões estrangeiras, mobilidade acadêmica nacional e internacional de graduação e pós-graduação, bem como auxiliará nas ações de implantação de Instituto de Pesquisa Avançado no Parque Tecnológico de Mato Grosso que impulsionará o novo paradigma de produção de pesquisa para produtos e serviços. Nesse sentido provocará a realização de convênios internacionais, abertura de centro de línguas, entre outros. Todas estas ações serão feitas na parceria entre a Diretoria de Mobilidade Acadêmica, sob a gestão da professora Maristela Cury Sarian, e a professora e assessora de Cultura da pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marinei Almeida.

 Áurea Ignácio já foi secretária de Estado da Secitec e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat em três gestões.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24712 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada