Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola em Tangará da Serra
EVENTO
Unemat realiza Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola em Tangará da Serra
22/08/2016 16:50:24
por Anísio da Silva Nunes
Foto por: Tricia Costa Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat Tangará da Serra) realizou no último sábado (20) o 2º Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola, com o tema “Os desafios na proteção de plantas”. O evento possibilitou a discussão dos principais problemas observados atualmente no campo, e as possíveis soluções no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.

O manejo fitossanitário pode representar até 30% dos custos de produção de grãos, enquanto o surgimento de novas pragas e doenças, a dificuldade de manejo de algumas plantas daninhas e a redução na eficiência de algumas tecnologias têm desafiado os agricultores e contribuído para a estagnação dos índices de produtividade de algumas culturas agrícolas.

Assim, “a transferência de tecnologias e a capacitação de agricultores e profissionais para utilizá-las da melhor maneira possível são fundamentais para o aumento da lucratividade da atividade agrícola e para alavancar ainda mais a economia local”, afirmou a professora Tricia Costa Lima, do curso de Agronomia da Unemat.

Durante o evento, o Dr. José Fernando Jurca Grigolli, pesquisador da Fundação MS, apresentou aos participantes os desafios no manejo de pragas agrícolas; o consultor Walter José Souza Buzatti discutiu o manejo de plantas daninhas de difícil controle em Sistema Plantio Direto, o Engenheiro Agrônomo Ricardo Takao Tanaka, desenvolvedor de mercado da Sygenta, falou dos avanços em tecnologias para o aumento de produtividade, por meio da abordagem dos sistemas de produção versus o controle de doenças, e o painel “Manejo de nematoides em sistemas de produção de grãos” foi apresentado pelo Prof. Dr. Jaime Maia, professor aposentado da Unesp Jaboticabal e um dos mais respeitados nematologistas do país.

Para o Dr. José Fernando Jurca Grigolli, pesquisador da Fundação MS e palestrante do simpósio, “o evento ocorreu em um momento oportuno, de planejamento da próxima safra agrícola, com a interação entre agricultores, professores, pesquisadores, consultores, empresas privadas, acadêmicos e profissionais do agronegócio, abordando temas que limitam drasticamente a produção agrícola não só em Mato Grosso, mas no Brasil todo”.

Já para Fabiano Gonçalves Schirmer, acadêmico de Agronomia e filho de produtor rural, “o campo vem exigindo cada vez mais a combinação de fatores e técnicas que solucionem os desafios no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, sendo que a cada ano agrícola surgem novos cenários. Desta forma, eventos como este são essenciais para a transmissão e aquisição de conhecimento técnico-científico, que será aplicado dentro das propriedades rurais”.

O Simpósio foi patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e pela Administração Regional de Mato Grosso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

Outras informações: http://tangara.unemat.br/stpa/

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24710 | Impressões: 143115
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada