A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, realizará no dia 20 de agosto de 2016, a partir das 07h30, o II Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola (II STPA), que este ano terá como tema central os “desafios na proteção de plantas”.
Durante o evento, pesquisadores, professores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, extensionistas, agricultores, estudantes de Agronomia e demais profissionais da área agrícola irão discutir os principais desafios no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, assim como o uso correto das tecnologias disponíveis.
Entre os palestrantes convidados estão o doutor em Agronomia, José Fernando Jurca Grigolli, (Fundação MS); o Engenheiro Agrônomo Walter José Souza Buzatti,mestre em Fitotecnia; o professor Walber Luiz Gavassoni, doutor em Plant Pathology, (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD) e o professor Jaime Maia dos Santos, doutor em Agronomia/Proteção de Plantas (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, campus Jaboticabal).
De acordo com o Professor Anísio da Silva Nunes, presidente da Comissão Organizadora do evento, o surgimento de novas pragas e doenças, a dificuldade de manejo de algumas plantas daninhas e a redução na eficiência de algumas tecnologias têm desafiado os agricultores e contribuído para a estagnação dos índices de produtividade de algumas culturas agrícolas.
Neste sentido, a transferência de tecnologias e a capacitação de agricultores e técnicos envolvidos para utilizá‐las da melhor maneira possível são fundamentais para o aumento da lucratividade da atividade agrícola e para alavancar ainda mais a economia local.
O evento, que será realizado no auditório da Unemat de Tangará da Serra, conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e da Administração Regional de Mato Grosso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar‐MT).
As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site do evento: http://tangara.unemat.br/stpa/
Programação
07h30 - Inscrições e entrega de credenciais
08h - Solenidade de Abertura
08h30 - Novos desafios e velhos problemas no manejo de pragas - José Fernando Jurca Grigolli - Fundação MS
10h - Manejo de plantas daninhas de difícil controle em Palntio Direto - Walter José Souza Buzatti - W Buzatti Consultoria
11h - Mesa redonda com prelecionistas e convidados
14h - Manejo de doenças de plantas: desafios atuais e soluções - Walber Luiz Gavassoni - UFGD
15h30 - Manejo de nematoides em sistemas de produção de grãos - Jaime Maia dos Santos - Unesp/Jaboticabal
16h30 - Mesa redonda com prelecionistas e convidados
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24851 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária