Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Revista MT Horticultura lança segunda edição
EXTENSÃO
Revista MT Horticultura lança segunda edição
05/05/2016 16:42:24
por Nataniel Zanferrari

A segunda edição da revista online MT Horticultura já está disponível para download no site do periódico. A revista é fruto do projeto de extensão ‘MT Horticultura: Canal de comunicação com os produtores rurais do Estado de Mato grosso’, coordenado pelos professores Adalberto Santi, Celice Alexandre Silva e Willian Krause, do campus de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A edição deste semestre traz nove artigos, sendo quatro de fruticultura, um de olericultura, três de floricultura e um sobre plantas medicinais.

Na área da fruticultura, os artigos abordam o potencial de produção de goiaba na região de Tangará, o comportamento de cultivares de laranja no Sudoeste do Estado e a incidência da bacteriose em cultivos de maracujá-azedo em Mato Grosso, além de abordar o abacaxi curauá como uma alternativa de cultivo para a agricultura familiar.

A olericultura é a área da horticultura que abrange o plantio de hortaliças, e o artigo desta edição aborda a produtividade da cenoura em policultivos de base ecológica e monocultivo em sistema convencional.

Os três artigos que abordam temas da floricultura apresentam os recursos florais do maracujazeiro azedo enxertado e as causadas por fungos nas helicônias (também conhecida como caeté e bananeira-do-mato), além de apresentar o Costus como uma alternativa para a floricultura no Estado.

Na seção sobre plantas medicinais, o artigo apresenta o primeiro registro de mosca branca em cultivo de Psychotria ipecacuanha em casa de vegetação. A Psychotria ipecacuanha é conhecida como poaia, raiz-do-brasil e ipeca. A mosca branca, nome popular dos aleirodídeos, é uma praga de diversas culturas, sendo capaz de se alimentar de mais de 500 espécies de plantas, podendo causar grandes prejuízos a diversas culturas.

A revista é semestral, de caráter técnico e tem por objetivo abrir e manter um canal de diálogo entre os setores responsáveis pelo desenvolvimento das áreas de fruticultura, olericultura, floricultura e plantas medicinais no Estado de Mato Grosso. Segundo seus idealizadores, trata-se de importante veículo de orientação e informação numa linguagem prática e dinâmica para alcançar principalmente produtores rurais, profissionais de assistência técnica e estudantes.

Os autores que colaboraram com artigos para esta edição foram Amanda Fernanda Ferreira Nunes, André Manfredo Zaminhan, Celice Alexandre Silva, Cíntia Graciele da Silva, Dejânia Vieira de Araújo, Dhiego Pereira Krause, Edinéia Zulian Dalbosco, Egídio Leonardo Da Silva Garbugio, Estenio Moreira Alves, Fábio Rafael Echer, Fernanda Bottan Helfenstein, Gustavo Schiedeck, Jeison Lisboa Santos, Joadil Gonçalves de Abreu, Jonas Alessandro Andrade, Kemely Mara Ramalho Hiega, Leandro Geraldi, Leandro Rafael Fachi, Lidiane Miranda da Silva, Marcelo Luiz Souza Silva, Maria José Mota Ramos, Moisés Ambrósio, Patrícia Campos da Silva, Petterson Baptista da Luz, Roberta Flávia Cipriano Machado, Roberto Giolo de Almeida, Rômulo Moreira Silva, Sarah Krause, Talita Oliveira Nascimento, Vívia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso, Viviane Luiza Hunhoff e Willian Krause.

Mais informações através do site: www.mthorticultura.com.br

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24719 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada