Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Estudo avalia a rigidez de madeiras usadas na construção civil
PESQUISA
Estudo avalia a rigidez de madeiras usadas na construção civil
26/04/2016 16:16:07
por Danielle Tavares
Foto por: Internet
Ilustração
Ilustração

A pesquisa “Estudo da rigidez de vigas de madeira roliça através do método dos elementos finitos” mediu as propriedades mecânicas de postes de madeira, quer dizer, a resistência e a rigidez do material a diferentes tipos de força.

Em função da versatilidade e disponibilidade, a madeira em sua forma roliça original vem sendo cada vez mais utilizada como material estrutural, principalmente em postes de eletrificação no meio rural e urbano, em vigas, pilares, fundações de pontes, entre outras.

Os estudos foram feitos a partir de espécies de Eucaliptos, madeiras de reflorestamento. Foram testadas cerca de 40 unidades, em laboratórios da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). A partir dos ensaios de flexão em laboratório, os dados foram processados utilizando uma ferramenta computacional, chamada pelos especialistas de Métodos dos Elementos Finitos (MEF).

O estudo foi conduzido por uma equipe de engenheiros das mais consolidadas universidades do país, composta por Roberto Vasconcelos Pinheiro (Unemat/Sinop, Engenharia Civil), André Luis Christoforo (UFSCar) e Francisco Antonio Rocco Lahr (USP).

Os resultados obtidos em laboratório foram comparados com aqueles recomendados pelas normas técnicas vigentes, a fim de avaliar a diferença entre os dois métodos de cálculo. “Os documentos normativos do setor, que são as normas da ABNT, não consideram a influência das irregularidades existentes na madeira”, explicou o professor de Engenharia da Unemat, Roberto Vasconcelos Pinheiro.

As demandas associadas aos custos do processamento motivam pesquisas por busca de soluções que aliem alta eficiência da madeira como elemento estrutural a um baixo custo de produção. Os resultados poderão, inclusive, contribuir para reduzir gastos das obras de Engenharia.

Segundo Pinheiro, os estudos não objetivam diminuir a segurança dos materiais utilizados em construções. Pelo contrário, buscam refinar cada vez mais as pesquisas sobre os elementos estruturais, o que poderá subsidiar futuras discussões das normas vigentes para o setor.

Como ter acesso: O livro “Estudo da rigidez de vigas de madeira roliça através do método dos elementos finitos” acaba de ser publicado com o título original em inglês “Stiffness Evaluation of Structural Round Timber Beams via FEM”, pela editora alemã especializada em obras acadêmicas, Lambert Academic Publishing (LAP).

A obra encontra-se disponível para aquisição somente pela internet, diretamente no site da Editora, clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24718 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada