O livro “Repercussões territoriais do desenvolvimento desigual- combinado e contraditório em Mato Grosso” traz temas relacionados às questões agrárias e agrícolas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, avaliados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, dentre os quais, Geografia, Agronomia e Sociologia.
São abordados aspectos históricos, geográficos, sociológicos, agronômicos, nas suas interfaces com o território. Os enfoques seguiram três eixos, extremamente ricos e amplos.
Primeiro, a eleição das áreas foco para estudo do processo de recriação da agricultura familiar camponesa via política de Reforma Agrária, particularmente o efeito das políticas públicas para a reprodução familiar, com destaque para a região do Alto Pantanal, pelo número elevado de assentamentos rurais.
Segundo, as áreas-foco para estudo da expansão agronegócio, em especial os efeitos socioambientais da especialização do território, com destaque para a microrregião geográfica de Tangará da Serra como área de expansão da soja e da cana. E, por fim, a proposição de análises que correlacionam a realidade agrária de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A obra é organizada pela professora e pesquisadora da Unemat, Tânia Paula da Silva e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rosemeire Aparecida de Almeida, com publicação da Editora UFMS. Apresenta a produção da equipe de pesquisadores da Rede de Estudos Sociais, Ambientais e de Tecnologias para o Sistema Produtivo na Região Sudoeste de Mato Grosso (ASA), responsáveis pela execução do projeto de pesquisa, intitulado: “Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária”, da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/Capes/Pro-Centro-Oeste nº 31/2010).
Como ter acesso: O livro terá distribuição gratuita para bibliotecas, escolas e programas de pós-graduação. O lançamento ocorrerá somente em outubro deste ano, na Semana de Geografia da Unemat. Entretanto, pesquisadores e pessoas interessadas podem solicitar um exemplar desde agora.
Contato: Curso de Geografia de Cáceres, falar com a professora Tânia Paula da Silva, ou pelo e-mail tanggela@bol.com.br.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24881 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária