Teve início esta manhã (13) o IV Seminário de Elaboração do Planejamento Estratégico Participativo da Universidade do Estado de Mato Grosso (PEP/Unemat-2015/2025). Os trabalhos do IV Seminário se estenderão até o dia 15, sexta-feira, no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres.
Durante o evento serão apresentados e validados os planos de ação de curto, médio e longo prazo referente às dimensões do PEP: Ensino; Currículo; Técnico; Discente; Infraestrutura; Docente; Gestão; Orçamento; Finanças; Inovação e Tecnologia. Essas ações são proposições oriundas de cada campus e sistematizadas pelos grupos de trabalho.
Na Cerimônia de Abertura o coordenador do comitê do PEP, Francisco Lledo, falou sobre as mudanças já provocadas pelo Planejamento Estratégico. “No começo nosso grande entrave era sair da zona de conforto, mas agora até já notamos iniciativas de planejamento dentro da Instituição.” Na última etapa para conclusão do Plano de Ação o coordenador lembrou que o começo foi difícil, mas que serviu para que paradigmas fossem quebrados e conceitos repensados. “O comitê atingiu uma maturidade de gestão, apesar das divergências iniciais e isso foi uma experiência extraordinária”, comentou Francisco Lledo.
O vice-reitor, Ariel Lopes, lembrou os avanços da Unemat nos últimos 10 anos, entre eles a implantação da pós-graduação stricto sensu, que hoje possui mais de 20 programas, e da necessidade de continuar a crescer. “Nós precisamos transformar a Universidade para transformar as pessoas. Hoje precisamos crescer de forma ordenada e participativa”, concluiu Ariel Lopes.
A mesa da Cerimônia de Abertura foi composta pelo vice-reitor, Ariel Lopes; pelos pró-reitores de Ensino de Graduação, Vera Maquea; de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin; de Assuntos Estudantis, Anderson Amaral; de Administração, representada pela servidora Ana Lúcia Mattielo; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo, que também coordena o comitê do PEP; o diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Francisco Antonio Malheiros e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Luiz Wanderley dos Santos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24845 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária