Sob o título ‘Fronteiras de sonhos: Migração, trabalho e política de identidade em terras mato-grossenses’, o novo livro impresso pela Editora Unemat trata de parte das reflexões produzidas pelo Grupo de Pesquisa sobre Cultura, Política e Sociedade, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no projeto de pesquisa ‘Migração, trabalho e política de identidade no Médio Norte Mato-grossense’, sob a coordenação do professor Raimundo França, do Campus de Tangará da Serra, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
Além do prefácio do professor Luiz Renato de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT) e do posfácio do professor Dante Gatto, da Unemat, a obra conta com seis capítulos abrangendo as três áreas propostas no projeto: migração, trabalho e política de identidade.
Em ‘Migração nordestina para o corte de cana no Mato Grosso: Porque eu vim da roça, eu vou lhe ‘contá’’, a professora Regina Maria Costa, da Unemat, e o professor Francisco José da Costa Alves, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de pesquisa qualitativa no município de Barra do Bugres, refletem sobre as motivações que levam trabalhadores nordestinos para o corte da cana em Mato Grosso.
Já a professora unematiana Regiane Cristina Custódio, em ‘Mosaico da esperança: Migração em Mato Grosso na segunda metade do Século XX’, com o amparo da Nova História Cultural, busca, a partir do relato de uma migrante, compreender como os modos de vida são recriados. A autora destaca não apenas que a opção pelo relato de uma mulher não se deu ao acaso, pois as mulheres participam ativamente dos processos migratórios ocupando, muitas vezes, o papel de protagonistas. “Destaco também a forte relação exercida entre migração, trabalho e constituição de identidades”, afirma Regiane.
O terceiro capítulo, ‘Cultura, saúde e migração: Abordagem teórica’, é a discussão apresentada pelo enfermeiro Cristiano Bianchini e pelos professores Raimundo França e Alexandre Botton, ambos da Unemat, no intuito de compreenderem o modo como a cultura e a migração interferem no processo saúde-doença.
Em ‘O processo migratório recente para Mato Grosso à luz de diferentes vertentes sociológicas do trabalho’, os professores Raimundo França, Gilmar Laforga e Sandro Sguarezi, da Unemat, e os professores Isaías Batista e Francisco Xavier Rodrigues, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), utilizando-se de dados primários e secundários, procuram compreender a dinâmica do processo migratório para o Mato Grosso ao longo da primeira década do século XXI.
‘Trabalho e saúde na lavoura: Considerações gerais’ é o título do quinto capítulo. Nele, a enfermeira Regina Greyce Ribeiro e o professor Raimundo França, a partir da análise de dados médicos e ambulatoriais de uma empresa sucroalcooleira da região Sudoeste de Mato Grosso, refletem sobre a expansão do cultivo da cana-de-açúcar e suas relações com a saúde do trabalhador.
No último capítulo, “Política de identidade em mosaico no Mato Grosso”, os professores da Unemat, Cecília de Campos França, Alexandre Botton, Bárbara Cristina Gallardo e Maria Stela de Campos França, discutem os conceitos de colonização e migração, fronteira, trabalho, exclusão e inclusão e política de identidade para refletirem sobre história, discursos e políticas de identidade nacional na ocupação de Mato Grosso.
O lançamento do livro será no próximo dia 30, às 21 horas, no auditório da Unemat do Campus Universitário de Tangará da Serra, como parte das atividades diferenciadas propostas pela coordenação do curso de Letras. Exemplares do material estão sendo enviados às bibliotecas dos demais campi.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24872 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária