Os mestrandos devem apresentar à Secretaria do Programa uma cópia de certificado de proficiência em língua estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês) até o 18º mês de curso, acompanhada do original, para a conferência.
Por meio do SIGAA.
- Os convites à banca e o agendamento do Exame de Qualificação é feito pelo orientador(a).
- É o(a) mestrando(a) quem envia os exemplares do projeto à banca (orientador(a), titulares e suplente) e à Secretaria (para arquivo).
- O trabalho deve ser enviado à banca via e-mail, em formato word e pdf, e no formato impresso, mediante consulta aos membros da banca, em encadernação simples (espiral), com, no máximo, 15 dias antes da defesa, em mãos ou por Sedex.
- Os endereços eletrônicos (e-mail) dos membros da banca devem ser solicitados a(o) orientador(a) e o endereço postal deve ser solicitado aos membros da banca via e-mail.
- O trabalho deve ser enviado ao e-mail da Secretaria do Programa (secprofletrascaceres@unemat.br) no formato pdf.
Observações:
1) O Sedex dentro e fora de Mato Grosso leva, no mínimo, quatro dias úteis da postagem à entrega.
2) Quando do envio do trabalho via e-mail aos membros da banca, os mestrandos devem consultá-los sobre a necessidade de enviar a via impressa. Em geral, para o suplente não é necessário o envio na forma impressa.
1 - Os convites à banca e o agendamento da Defesa é feito pelo orientador.
1.1 - O agendamento também deve ser feito por meio do SIGAA. Orientações complementares serão dadas pela Secretaria do Programa.
2 - É o mestrando quem envia o texto da defesa (em word e pdf) à comissão examinadora, composta por orientador, avaliadores titulares e suplentes.
2.1 - Uma via do trabalho em formato pdf deverá ser encaminhada ao e-mail da Secretaria, no endereço secprofletrascaceres@unemat.br.
3 - Os endereços eletrônicos (e-mail) dos membros da banca devem ser solicitados ao orientador e/ou à Secretaria.
Observações:
1) O Sedex dentro e fora de Mato Grosso leva, no mínimo, quatro dias úteis da postagem à entrega.
2) Os membros da comissão examinadora devem ser consultados pelo mestrando quanto à necessidade de envio do trabalho na forma impressa.
4.1 Orientações sobre o ritual da defesa
1 - Preparar a apresentação de modo que o tempo gravite entre 20 a 30 minutos. Ensaiá-la em voz alta, cronometrando-a, para atender ao tempo estipulado, bem como para facilitar seu aprimoramento.
2 - Elaborar, em arquivo de power point (clique aqui para acessar o template), tópicos para direcionamento da apresentação oral, mobilizando a metalinguagem da respectiva área de filiação do trabalho. Essa metalinguagem também deve comparecer na apresentação oral.
3 - Apresentar uma visão geral do trabalho - o que / onde / com quem / quando / por que, a estrutura da Dissertação e destinar mais tempo à apresentação do Capítulo III e do produto final, com a apresentação sintética:
3.1 - Das atividades realizadas, no caso dos trabalhos de natureza interventiva remota, como também a apresentação de trabalhos significativos produzidos pelos alunos, elaborados de acordo com as orientações do Roteiro para Elaboração de Dissertações - Trabalho Interventivo Remoto.
3.2 - Das atividades propositivas, no caso dos trabalhos de natureza propositiva, em consonância com as orientações apresentadas no Roteiro para Elaboração de Dissertações - Trabalho Propositivo.
4 - Enviar, em tempo hábil, a apresentação e os arquivos que a acompanham ao orientador, para considerações de aprimoramento.
5 - Testar, com antecedência, o processo de compartilhamento do canal por meio do qual será realizada a defesa.
6 - Imprimir e encadernar a Dissertação, para melhor acompanhamento das considerações da banca. Para não desconfigurar, recomenda-se imprimir a versão da Dissertação em pdf.
4.2 Versão final da dissertação
1- Do ponto de vista do conteúdo, orientador e orientando definem, com base no que foi sugerido pela banca, quais alterações serão realizadas no trabalho, levando-se em conta as especificidades que configuram a Dissertação da Unidade/Cáceres.
1.1 - O Roteiro para Elaboração de Dissertação - versões propositiva ou interventiva remota, conforme o caso, deverá ser consultado também para este fim, de forma a servir de instrumento de apoio/suporte para conferência/verificação quanto ao atendimento das recomendações do Programa.
2 - Do ponto de vista da forma, a Dissertação deverá atender às especificações deste Roteiro, em consonância com a natureza do trabalho (propositivo ou interventivo remoto), como também no que diz respeito aos elementos pré- e pós-textuais.
2.1 - Clique aqui para baixar a capa colorida, que deverá constar na versão final da dissertação.
3- Cada mestrando deverá solicitar sua própria ficha catalográfica à biblioteca do Câmpus de Cáceres. Para solicitá-la, deverá preencher as informações requeridas no link: http://biblioteca.unemat.br/gfc/
3.1 - Recomenda-se solicitar a ficha após o fechamento do trabalho.
3.1.1 - Para informar o número de páginas final do trabalho, não se contam as páginas referentes às capas (colorida e em word) e à ficha.
3.1.2 - Em outras palavras, o trabalho que, em sua totalidade, da capa (em Word) à última página do trabalho totalizar 100 páginas, por exemplo, o número de páginas a ser informado na solicitação da ficha é de 98. Se a versão a ser considerada para a contagem de páginas já contiver a capa colorida, devem ser subtraídas 3 páginas, totalizando 97, no exemplo dado.
4 - A Folha de Aprovação será encaminhada pela Secretaria do Programa após a realização da defesa.
5 - O orientador é o responsável pela conferência das informações que constarão na versão final da Dissertação, dos elementos pré-textuais aos pós-textuais, contemplando questões de forma e conteúdo.
5.1 - Salientamos que as citações e referências devem ser elaboradas de acordo com o Manual Unisinos 2021. Para acessá-lo, clique aqui.
6 - Uma vez considerada a versão final, é o orientador quem envia, por e-mail, em pdf, o arquivo da Dissertação para a Secretaria do Programa (secprofletrascaceres@unemat.br).
6.1 - Serão realizadas as conferências dos elementos pré-textuais e em caso de necessidade de correção, orientador e orientando serão comunicados.
7 - O Colegiado do Programa homologará a versão final da Dissertação. Será homologada, portanto, a versão que atender às especificações acima.
8 - A Dissertação homologada será publicada no sítio do Programa, no endereço Dissertações defendidas, bem como no SigRede e na Plataforma Sucupira.
Documentos de responsabilidade dos egressos:
1 - Requerimento específico (anexo II);
1.1 - O campo período de realização deverá ser preenchido, respectivamente, com a data do primeiro dia de aula (ver link Calendários) e com a data da defesa da dissertação.
2 - Cópia da Certidão de nascimento ou casamento autenticada em cartório, contendo as averbações referentes à sentença judicial sobre alterações do nome, se for o caso.
3 - Cópia do documento de Identidade (RG) (Autenticado em cartório ou Carimbado e assinado certificando que a fotocópia é reprodução fiel do original)
4 - Cópia do documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
5 - Cópia do Título Eleitoral. (Autenticado em cartório ou Carimbado e assinado certificando que a fotocópia é reprodução fiel do original)
6 - Certidão Negativa de Débitos da Justiça Eleitoral ou cópia do comprovante de votação referente ao último período eleitoral. (Autenticado em cartório ou Carimbado e assinado certificando que a fotocópia é reprodução fiel do original)
7 - Cópia da Carteira de Reservista (somente homem). (Autenticado em cartório ou Carimbado e assinado certificando que a fotocópia é reprodução fiel do original)
8 - Cópia do Diploma de graduação - frente e verso autenticada em cartório. Se o título tiver sido obtido no exterior, anexar declaração de reconhecimento do título assinado pelo coordenador do Programa.
9 - Cópia da Ata de defesa da Dissertação.
10 - Histórico Escolar do Mestrado emitido pelo SIGAA.
11 - Comprovante original de inexistência de débitos - “nada consta” - emitido pela Biblioteca do Câmpus Universitário de Cáceres ou emitido pelo SIGAA.
Observações:
- Os documentos listados nos itens 3, 4, 5, 6 e 7 poderão ser autenticados no ato da entrega pelo servidor responsável pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação mediante apresentação dos documentos originais correspondentes.
- Os documentos de solicitação de diploma poderão ser enviados via correio, nesse caso, todas as cópias deverão estar autenticadas em cartório e enviadas para o endereço:
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-CÁCERES
Documentos de responsabilidade do Programa:
12 - Declaração de Conclusão de Curso dizendo que faz jus ao título emitida pelo SIGAA.