A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação periodicamente promove o Encontro de Formação de Gestores, no intuito de contribuir para a qualificação e capacitação dos gestores, técnicos e docentes, que estejam envolvidos nos processos administrativos e pedagógicos, relacionados aos cursos de graduação, visando:
► A análise das diretrizes curriculares nacionais.
► A formação continuada dos professores e gestores.
► O acompanhamento das macropolíticas educacionais.
Desde 2011, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação vem promovendo, periodicamente, o Encontro de Formação de Gestores - EFG, que mobiliza os Câmpus e seus servidores em busca de qualidade e capacitação. O “VII Encontro de Formação de Gestores: Desafio e proposições para o ensino de graduação” teve como objetivo:
• Contribuir para a formação dos gestores no que se refere às atividades de gestão de uma universidade de ensino superior pública.
• Compreender os diferentes processos pelos quais as universidades públicas atravessam no processo de organização e de gestão dos cursos em sentido amplo e, especificamente, no que tange aos processos que envolvem o ingresso, a permanência, a retenção e a evasão na Unemat.
• Oferecer subsídios aos gestores no que se refere à política de formação continuada e o papel do gestor universitário na melhoria da qualidade do ensino tanto no âmbito da gestão pedagógica, quanto no cerne da gestão administrativa.
A realização do VII EFG, considerando as demandas especificas e diferenciadas dos graus acadêmicos ofertados pela Unemat: Licenciatura e Bacharelado, e as Diretrizes Nacionais do Ensino de Graduação, aconteceu em dois momentos distintos:
► I Fórum das Licenciaturas - Barra do Bugres/MT, 24 a 26/06/2018.
► I Fórum dos Bacharelados - Nova Mutum/MT, 11 a 13/09/2018.
O “VI Encontro de Formação de Gestores: Proposições sobre o Ensino de Graduação”, visa à capacitação dos gestores da Universidade ligados diretamente ao ensino de graduação, e tem como objetivos:
• contribuir para a capacitação dos gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso no que se refere às atividades de gestão de uma universidade de ensino superior pública;
• Compreender os diferentes processos pelos quais as universidades públicas atravessam no processo de reformulação/reestruturação curricular, especificamente no que tange aos processos de retenção, reprovação e evasão;
• Oferecer subsídios aos gestores no que se refere à política de formação continuada e papel do gestor universitário na melhoria da qualidade do ensino.
O público-alvo são os Coordenadores de Curso e os Diretores de Faculdade.
ARQUIVOS DISPONÍVEIS: