Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Agosto de 2022     
Novo Portal

Ambiente e Sistemas de Produo Agrcola

Linhas de Pesquisa (Mapa da pgina | Voltar)

Área de Concentração

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

O Programa abrange diversas áreas do conhecimento a fim de estudar os aspectos sociais, econômicas e ambientais dos agroecossistemas mato-grossenses, nos biomas (Pantanal, Cerrado e Amazônia) e bacias hidrográficas (Paraguai, Amazônia e Araguaia Tocantins), que estão em constante processo de transformação. As pesquisas permeiam a produção agrícola e a conservação ambiental, na perspectiva de: avaliar impactos socioambientais, aplicar e desenvolver tecnologias nos agroecossistemas, aprimorar cadeias produtivas, melhorar a qualidade de vida, subsidiar tomadas de decisão e a formulação de políticas. 

 

Linhas de Pesquisa

 

Ambiente e Manejo Fitossanitário

Mato Grosso se destaca pela intensa conversão de áreas naturais em agroecossistemas, que o torna um dos maiores produtores de commodities do país. Além da perda de vegetação nativa, o manejo intensivo e inadequado das áreas tem promovido diversos problemas ambientais, impactando a biodiversidade, comprometendo a estabilidade dos serviços ecossistêmicos, bem como promovendo contaminação ambiental, com consequentes problemas para a produção agrícola e o bem-estar humano. Nesse contexto, essa linha objetiva desenvolver pesquisas com o intuito de mitigar os impactos socioambientais, decorrentes do uso da terra, em sistemas de produção agrícola no Estado.

 

Horticultura e Desenvolvimento Socioambiental

A horticultura engloba sistemas de produção de frutas, flores, hortaliças, plantas medicinais e aromáticas que contribuem para a geração de emprego e renda, além de segurança alimentar e nutricional. Neste contexto, a linha envolve estudos nos sistemas de produção hortícolas e sua interface socioeconômica e ambiental, com foco no desenvolvimento da agricultura. Visa desenvolver tecnologias de produção e de gestão, propor e/ou aplicar indicadores que subsidiem nas tomadas de decisão e na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

Água, solo e clima nos Agroecossistemas

A agricultura contemporânea exige meios de produção tecnológicos em contínuo desenvolvimento, perpassando da biotecnologia a agricultura digital, oportunizando meios de produção de proteínas, gorduras, fibras e energia. As pesquisas se fundamentam no monitoramento hidrometeorológico e suas relações nos agroecossitemas, no uso racional dos recursos naturais, sustentabilidade e qualidade de vida dos envolvidos.

 

Objetivos

 

Objetivos Geral

Atender as demandas de formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de sistemas agrícolas em consonância com a conservação ambiental nos biomas e bacias hidrográficas brasileiras presentes no estado de Mato Grosso.

 

 Objetivos Específicos

- Desenvolver e adaptar tecnologias sustentáveis para a agricultura e para a conservação ambiental;

- Propor indicadores socioambientais para subsidiar políticas públicas agrícolas e ambientais;

- Desenvolver e aplicar modelos para tomada de decisão em sistemas agrícolas e para a conservação ambiental.

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000