Mato Grosso, S�bado, 21 de Maio de 2022     
Novo Portal

Estudos Literrios

Estude conosco (Mapa da pgina | Voltar)

Apresentação e objetivos


O Programa de Mestrado em Estudos Literários teve parecer favorável da 108ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) CURSOS NOVOS em 26 a 28 de maio de 2009 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Doutorado em Estudos Literários foi aprovado em 2013 e teve sua primeira turma selecionada em 2014. Aprovação dada através da portaria MEC Nº 526 , de17 de Junho de 2014.

A Universidade do Estado de Mato Grosso ao propor o Mestrado e o Doutorado na área de Estudos Literários procurou externar coerência com o percurso de formação e pesquisa apresentado pelo seu corpo docente, ao mesmo tempo em que explicita sintonia com as necessidades locais. Tem-se, pois, como meta principal nortear o processo de formação de profissionais de alto nível, visando à competência técnico-científica dos professores que atuam nessa área de ensino e pesquisa em Mato Grosso e região. São duas as linhas de pesquisa desenvolvidas neste sentido: Literatura, História e Memória Cultural e Literatura e vida social nos países de Língua Portuguesa.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) está localizado no município de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso. A UNEMAT, Campus Universitário de Tangará da Serra. O investimento do Campus na Pós-graduação proporcionou a consolidação da Pesquisa e de Grupos de Pesquisa na região. Para tanto, houve investimento na infraestrutura como laboratórios de pesquisa, informática, salas de aula, salas de defesa e biblioteca.

 

Objetivos

A implantação do Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos Literários tem como meta principal nortear o processo de formação de profissionais de alto nível, visando à competência técnico-científica dos professores que atuam nessa área de ensino e pesquisa em Mato Grosso e região. Para tanto, o programa baliza sua proposta curricular, assim como as atividades em geral, pelos seguintes objetivos:

 

Objetivos Gerais:

• Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação na região;

• Buscar minimizar o desequilíbrio no desenvolvimento acadêmico na região centro oeste e

• Priorizar a formação de docentes para todos os níveis de ensino.

 

Objetivos Específicos:

• Consolidar a pesquisa comparativista com literaturas de língua portuguesa, a africana, a portuguesa e a brasileira;

• Possibilitar a pesquisa e a qualificação do corpo docente do ensino médio e fundamental e, com isso, a melhoria na qualidade do ensino e na produção de pesquisa em Mato Grosso e região;

• Potencializar, no contexto regional, as discussões dos caminhos críticos e teóricos acerca dos estudos literários de modo a participar efetivamente no debate nacional e internacional, integrado com a realidade sul-americana.

• Firmar em Mato Grosso espaço de discussão e produção de pesquisa acerca dos Estudos Literários, tendo como contraponto o debate nacional e internacional em torno da Literatura Comparada e do Regionalismo;

• Constituir um espaço de reflexão acerca de teorias e métodos de pesquisa, assegurando a participação emancipada de seus pesquisadores nas instâncias nacionais e internacionais de produção e circulação do conhecimento;

• Possibilitar a reflexão e o estudo teórico acerca da intersecção entre o local (regional), o nacional e o estrangeiro (Portugal, África) expressos pela literatura.

 

Linhas de Pesquisa


O Programa está constituído de uma (01) área de concentração: Estudos Literários. Esta área traduz as prerrogativas de pesquisa consolidadas em três linhas:

 

1) Literatura, história e memória cultural

Esta linha de pesquisa propõe o estudo das relações entre literatura, história e memória cultural. Seu objetivo é discutir a institucionalização canônica dos textos, analisando representações poéticas e ficcionais nos diversos contextos em que se inserem. Atenta-se para a diversidade, intersecções estéticas e as articulações entre experiência vivida e organização social.

 

2) Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa

Esta linha de pesquisa propõe o estudo integrado e comparativo das literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa, considerando-se as articulações entre literatura, arte, história, política e a sociedade visando a especificidade de cada país e suas relações recíprocas.

 

3) Leitura, Literatura e Ensino

Esta linha de pesquisa propõe o estudo dos processos de leitura e formação do leitor; reflexões de natureza teórica e crítica da produção literária voltada para crianças e jovens, seus diferentes gêneros e suportes; abordagens críticas e trabalhos sobre a situação do ensino da literatura; observação dos contextos histórico-sociais de produção e circulação da leitura e da literatura.

 

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000