Apresentação e objetivos
O Programa de Mestrado em Estudos Literários teve parecer favorável da 108ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) CURSOS NOVOS em 26 a 28 de maio de 2009 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O Doutorado em Estudos Literários foi aprovado em 2013 e teve sua primeira turma selecionada em 2014. Aprovação dada através da portaria MEC Nº 526 , de17 de Junho de 2014.
A Universidade do Estado de Mato Grosso ao propor o Mestrado e o Doutorado na área de Estudos Literários procurou externar coerência com o percurso de formação e pesquisa apresentado pelo seu corpo docente, ao mesmo tempo em que explicita sintonia com as necessidades locais. Tem-se, pois, como meta principal nortear o processo de formação de profissionais de alto nível, visando à competência técnico-científica dos professores que atuam nessa área de ensino e pesquisa em Mato Grosso e região. São duas as linhas de pesquisa desenvolvidas neste sentido: Literatura, História e Memória Cultural e Literatura e vida social nos países de Língua Portuguesa.
O Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) está localizado no município de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso. A UNEMAT, Campus Universitário de Tangará da Serra. O investimento do Campus na Pós-graduação proporcionou a consolidação da Pesquisa e de Grupos de Pesquisa na região. Para tanto, houve investimento na infraestrutura como laboratórios de pesquisa, informática, salas de aula, salas de defesa e biblioteca.
Objetivos
A implantação do Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos Literários tem como meta principal nortear o processo de formação de profissionais de alto nível, visando à competência técnico-científica dos professores que atuam nessa área de ensino e pesquisa em Mato Grosso e região. Para tanto, o programa baliza sua proposta curricular, assim como as atividades em geral, pelos seguintes objetivos:
Objetivos Gerais:
• Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação na região;
• Buscar minimizar o desequilíbrio no desenvolvimento acadêmico na região centro oeste e
• Priorizar a formação de docentes para todos os níveis de ensino.
Objetivos Específicos:
• Consolidar a pesquisa comparativista com literaturas de língua portuguesa, a africana, a portuguesa e a brasileira;
• Possibilitar a pesquisa e a qualificação do corpo docente do ensino médio e fundamental e, com isso, a melhoria na qualidade do ensino e na produção de pesquisa em Mato Grosso e região;
• Potencializar, no contexto regional, as discussões dos caminhos críticos e teóricos acerca dos estudos literários de modo a participar efetivamente no debate nacional e internacional, integrado com a realidade sul-americana.
• Firmar em Mato Grosso espaço de discussão e produção de pesquisa acerca dos Estudos Literários, tendo como contraponto o debate nacional e internacional em torno da Literatura Comparada e do Regionalismo;
• Constituir um espaço de reflexão acerca de teorias e métodos de pesquisa, assegurando a participação emancipada de seus pesquisadores nas instâncias nacionais e internacionais de produção e circulação do conhecimento;
• Possibilitar a reflexão e o estudo teórico acerca da intersecção entre o local (regional), o nacional e o estrangeiro (Portugal, África) expressos pela literatura.
Linhas de Pesquisa
O Programa está constituído de uma (01) área de concentração: Estudos Literários. Esta área traduz as prerrogativas de pesquisa consolidadas em três linhas:
1) Literatura, história e memória cultural
Esta linha de pesquisa propõe o estudo das relações entre literatura, história e memória cultural. Seu objetivo é discutir a institucionalização canônica dos textos, analisando representações poéticas e ficcionais nos diversos contextos em que se inserem. Atenta-se para a diversidade, intersecções estéticas e as articulações entre experiência vivida e organização social.
2) Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa
Esta linha de pesquisa propõe o estudo integrado e comparativo das literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa, considerando-se as articulações entre literatura, arte, história, política e a sociedade visando a especificidade de cada país e suas relações recíprocas.
3) Leitura, Literatura e Ensino
Esta linha de pesquisa propõe o estudo dos processos de leitura e formação do leitor; reflexões de natureza teórica e crítica da produção literária voltada para crianças e jovens, seus diferentes gêneros e suportes; abordagens críticas e trabalhos sobre a situação do ensino da literatura; observação dos contextos histórico-sociais de produção e circulação da leitura e da literatura.