Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Março de 2021     
Comitê Acompanhamento COVID

Transparência Pública

Como Usar o Portal (Mapa da página | Voltar)

Manual do Usuário

 

1.     Facilidades
 
 
 
1.1.    Direto à página da informação
 
Optamos por construir um portal centrado naquilo que é relevante para a transparência pública. Às vezes, no intuito de se ofertar o maior número de informações, alguns portais pecam pelo excesso e tornam mais trabalhoso o acesso às informações mais importantes.
 
Assim, deixamos de lado a tradicional página inicial com a mensagem de boas vindas e "banners" que apenas reproduzem informações que já se encontram na página oficial do Estado de Mato Grosso, a saber: www.mt.gov.br.
 
Sem mensagens iniciais, sem banners, sem colunas laterais, inicialmente o visual pode parecer hostil ao usuário. No entanto, decidimos apostar em um visual minimalista e intuitivo, que permitisse o acesso às informações com o menor número de cliques possível.
 
 
 
1.2.   Tamanho da Fonte
 
Logo abaixo do menu principal, à direita, há uma ferramenta que possibilita o ajuste do zoom, o que facilita o acesso a pessoas com deficiência visual.
 
 
 
1.3.   Você está aqui
 
Na linha seguinte, à esquerda, há a identificação da hierarquia de localização da página. Assim, se você estiver acessando, por exemplo, as "compras diretas encerradas", na hierarquia de localização constará o seguinte texto: "Você está aqui: AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS -> Contratação Direta -> Compras Diretas -> Encerradas".
 
 
 
1.4.   Atalho para o Fale Cidadão
 
No rodapé do site é possível encontrar duas ferramentas essenciais do Portal Transparência do Estado de Mato Grosso: um link para a solicitação de informações (transparência passiva) e o atalho para um formulário de avaliação do Portal.
 
link para solicitação de informações, na verdade, conduz o usuário à página do "Fale Cidadão", que consiste na ferramenta oficial do Estado de Mato Grosso para a gestão da Transparência Passiva.
 
Se, de um lado, a gestão do Portal Transparência é de competência da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, de outro, a gestão do "Fale Cidadão" é de competência da Auditoria Geral do Estado.
 
Não obstante, as duas ferramentas caminham juntas: o Portal Transparência apontando atalho para o Fale Cidadão - pensando justamente no caso de o usuário não encontrar todas as informações no Portal -, e os relatórios do "Fale Cidadão" retro-alimentando do Portal Transparência, já que as informações mais requeridas podem ser formatadas e disponibilizadas de forma ativa no Portal.
 
 
 
1.5.   Formulário para avaliação do Portal
 
Por sua vez, a avaliação do Portal Transparência trata-se de um formulário contendo quatro questões objetivas e uma questão aberta, possibilitado ao usuário deixar a sua impressão a respeito do Portal
 
Na primeira tela do formulário há um dispositivo de segurança em que se pede o resultado de uma operação de adição. Esse mecanismo se faz necessário para evitar votações automáticas.
 
As quatro questões fechadas se referem 1) à localização do banner do Portal nas páginas oficiais do Estado de Mato Grosso; 2) a existência da informação pretendida pelo usuário; 3) A clareza na linguagem utilizada pelo Portal; 4) a impressão geral que o usuário teve do Portal Transparência. A questão aberta possibilita ao usuário o registro de sugestões para melhorias no portal.
 
Ao final do formulário há a possibilidade do usuário se identificar marcando a opção "Quero receber uma resposta sobre minha observação". Percebam que somente nesse momento é solicitado o nome e o e-mail do usuário, buscando deixar o usuário mais à vontade para responder às questões sem a preocupação com quaisquer constrangimentos. Destaca-se que se o usuário não marcar opção "Quero receber uma resposta sobre minha observação", poderá simplesmente clicar em "Enviar", sem a necessidade de se identificar.
 
 
 
2.     A organização da informação
 
 
 
2.1.   Menu principal
 
Portal Transparência do Estado de Mato Grosso está organizado em 5 (cinco) menus principais: "Planejamento e Orçamento", "Finanças Públicas", "Aquisições Governamentais", "Gestão de Pessoas" e "Apoio ao Usuário". A descrição específica do conteúdo desses menus será detalhada em um tópico próprio neste manual.
 
 
 
2.2.   Agrupadores
 
Os agrupadores são elementos que tem a única função de agrupar itens dentro de um mesmo Menu Principal. Desse modo, o agrupador "Instrumentos de Planejamento e Orçamento" está contido no Menu Principal "Planejamento e Orçamento" e contém os itens: "Plano de Longo Prazo", "Planos Plurianuais", "Leis de Diretrizes Orçamentárias" e "Avaliação da Ação Governamental".
 
 
 
2.3.   Item
 
Os itens são "botões" que ao serem acionados trazem ou um subitem ou a página com a informação relacionada.
 
 
 
2.4.   Subitem
 
Os subitens também são botões que trazem a página com a informação relacionada. São utilizados quando, para o melhor entendimento por parte do usuário, consideramos pertinente a subdivisão do item.
 
 
 
2.5.   Artigos, Painéis e Consultas
 
Os artigos, painéis ou consultas são telas que apresentam a informação relacionada. Veremos cada um deles neste manual ao tratarmos, de forma mais detalhada, os Menus Principais.

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