Mato Grosso, Sexta-Feira, 23 de Junho de 2017     
Vestibular 2017/2 UNEMAT

Transparência Pública

Ações e Programas (Mapa da página | Voltar)

Área Estratégica 1 - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)

 

Objetivo 1: Implementar Políticas de Ensino de Graduação adequadas aos parâmetros nacionais e estaduais – MEC, CNE, SECITEC e CEE

Meta 1: Garantia do nível de qualidade do Ensino Superior definido pelos Parâmetros nacionais e estaduais

Ações

- Capacitação do quadro docente, por meio da criação de grupos de estudo por área de conhecimento, com dinâmica própria, cronograma de eventos, instrumentos de divulgação científica e tecnológica, como um espaço permanente de produção científica para o docente, o pesquisador e o acadêmico;

- Capacitação do quadro de técnicos atuante no ensino, por meio da formação continuada e do incentivo à participação em eventos;

- Capacitação do quadro discente e incentivo à participação em eventos científicos e tecnológicos.

Meta 2: Fortalecimento do Ensino de Graduação em seu caráter democrático

Ações

- Democratização do Ensino de Graduação por meio de sua articulação com o Ensino Médio para criar estratégias de melhoria do ensino e de ingresso na formação acadêmica;

- Fortalecimento das relações democráticas e responsáveis de trabalho em todos os segmentos da

instituição.

Meta 3: Garantia da diversidade necessária ao Ensino de Graduação no Estado de Mato Grosso e no país

Ações

- Divulgação, em âmbito nacional, dos concursos e cursos oferecidos pela UNEMAT;

- Divulgação, em âmbito nacional, a produção científica, tecnológica e pedagógica do ensino na UNEMAT;

- Realização do III Fórum de Ensino de Graduação/2012.

Objetivo 2: Reestruturar o Sistema de Ensino de Graduação em conformidade com o Congresso Universitário

Meta 1: Preparação da equipe de trabalho da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para o acompanhamento das ações dos Câmpus relacionadas à reestruturação dos curso de bacharelados e licenciaturas

Ações

- Adequação estrutural e de equipe dos subsetores da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, com vistas à viabilização da gestão itinerante;

- Capacitação de coordenadores, chefes e assessores para o acompanhamento aos Câmpus e adequação das matrizes curriculares às exigências da atualidade: Programa Parceladas, 3º Grau Indigna, CEAD, COER, Bibliotecas, Controle Acadêmico, Cursos Sequenciais, Turmas especiais e fora de sede, COVEST, Assessorias;

- Fortalecimento das políticas inclusivas.

Meta 2: Realização do sistema de gestão itinerante nos Campi Universitários

Ações

- Visita aos Câmpus para levantamento de dados;

- Elaboração de um Plano de Trabalho por Câmpus.

Meta 3: Programação das visitas aos Câmpus para o acompanhamento das ações didático-pedagógicas da reestruturação do Ensino Superior

Ações

- Organização, cadastramento e codificação das disciplinas de cada curso de graduação;

- Adequação do calendário acadêmico em compatibilidade com os interesses da UNEMAT e dos Câmpus;

- Atualização dos programas de matrículas on line, visando a maior agilidade e praticidade, implantando provedores mais adequados ao volume de informações;

- Aprimoramento dos recursos e da estrutura computacional e pessoal, por meio de aquisição de recursos tecnológicos de ponta e capacitação profissional, para melhor atender às políticas do Ensino de Graduação.

Meta 4: Programação das visitas aos Câmpus para o acompanhamento das ações pedagógicas

Ações

- Facilitação do acesso ao lançamento de dados referentes ao desenvolvimento pedagógico do Ensino;

- Atualização dos programas de acompanhamento do rendimento discente de forma on line nos cursos de graduação;

- Facilitação ao acompanhamento on line da execução das atividades de ensino;

- Criação de políticas de adequação das matrizes curriculares, estipulando critérios que viabilizem a excelência do Processo de Formação Superior;

- Continuidade na atualização e na adequação legal do ensino nos cursos superiores.

Objetivo 3: Criar Estratégias de articulação entre Ensino – Pesquisa – Extensão, nos Cursos de Graduação

Meta 1: Definição e programação das ações que se articulam à Pesquisa e à Extensão destacadas no Plano de Trabalho Anual (PTA) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, permanentemente acompanhadas pelos coordenadores, chefes e assessores

Ações

- Acompanhamento do Ensino nos cursos de Graduação;

- Acompanhamento da pesquisa nos cursos de Graduação;

- Acompanhamento do ensino nos cursos de Extensão;

- Divulgação da produção científica nos eventos tradicionais de cada curso superior.

Meta 2: Elaboração do calendário de eventos dos Câmpus

Ações

- Veiculação pelo site da programação de cursos de extensão e demais eventos dos Câmpus;

- Criação de mecanismos para que o acadêmico da UNEMAT possa intercambiar informações, produções científicas e tecnológicas com outras Instituições de Ensino Superior e entre os Câmpus.

Meta 3: Promoção de eventos de intercâmbio científico entre Ensino, Pesquisa e Extensão, de modo que os Câmpus e núcleos pedagógicos possam sediar tais eventos

Ações

- Viabilização e execução das ações previstas no calendário de mostra científica, com enfoque no Ensino;

- Elaboração do calendário dos eventos de intercâmbio científico, mostras e seminários nos cursos de licenciaturas e bacharelados.

Meta 4: Participação nas ações culturais e artísticas junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, de modo a beneficiar os Cursos de Graduação

Ações

- Elaboração (em ação conjunta – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) do calendário dos eventos de intercâmbio cultural;

- Viabilização e execução das ações previstas no calendário de mostra cultural e artística (em ação conjunta – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).

Meta 5: Favorecer a participação em eventos internos como atividades complementares, mediante plano de trabalho

- Incentivar, favorecer e viabilizar a formação de corais, de grupos teatrais, mostras artísticas e folclóricas, exposições, vernissage, lançamentos literários, concursos acadêmicos, festivais (dança, cinema, história viva, poesias, mímica, grafitagem e outros), com a participação da comunidade da graduação e a comunidade externa.

Objetivo 4: Fortalecer a Autonomia do Ensino de Graduação na UNEMAT

Meta 1: Integração de ações com outras Instituições de Ensino de Graduação que tenham ou não um perfil similar ao da UNEMAT, integrando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Ações

- Estabelecer e firmar acordos com IES congêneres.

Meta 2: Adequação dos recursos materiais e financeiros aplicados na melhoria da qualidade do Ensino de Graduação

Ações

- Adequação dos recursos materiais e financeiros ao Plano de Desenvolvimento Institucional dos Câmpus em projetos de Ensino;

- Equacionamento dos gastos para maior investimento no ensino e no ambiente de ensino;

- Definição de novas parcerias que ofereçam a ampliação de vagas nos cursos de graduação;

- Criação de centros de assessorias à comunidade interna e externa, a fim de favorecer a integração entre os cursos de graduação e a sociedade.

Meta 3: Adequação dos espaços e ambientes utilizados para o Ensino Superior, visando, também, a melhoria de qualidade do trabalho acadêmico

Ações

- Adequação dos ambientes das salas de aula às necessidades dos cursos;

- Adequação dos sanitários para os portadores de necessidades especiais;

- Construção ou adequação de áreas de lazer para grupos de estudo, debates, exposições, painéis, expressões artísticas e demais ações do cotidiano do professor e do aluno;

- Construção do Auditório e do Restaurante Universitários.

Objetivo 5: Redimensionar os Processos de Avaliação do Ensino de Graduação

Meta 1: Integração de ações com outras Instituições de Ensino de Graduação para discutir, atualizar e implementar os processos de avaliação do Ensino de Graduação nos seguintes aspectos

Ações

- Avaliação da Gestão do Ensino em relação à execução das atividades do Plano de Desenvolvimento Institucional relativas à graduação;

- Avaliação da Função Social dos cursos oferecidos pela graduação para os desenvolvimentos tecnológico, científico, pedagógico e sociocultural do Estado Mato Grosso e regiões;

- Avaliação do nível da Formação Superior em conformidade com os critérios e parâmetros nacionais e estaduais;

- Avaliação do desempenho docente em termos de: relação professor e alunos, atuação profissional, atualização profissional, produção científica e tecnológica, melhoria do ambiente interno e externo e demais contribuições que fortaleçam o papel social da instituição;

- Avaliação do desempenho discente em termos de: relação professor e alunos, atualização e produção científica e tecnológica, melhoria do ambiente interno e externo e demais contribuições que fortaleçam o papel social da instituição;

- Avaliação do desempenho técnico dos servidores atuantes no Ensino, atuação, atualização e produção técnico-administrativa que vise a melhorias no ambiente interno e externo;

- Avaliação dos resultados da Intermediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Objetivo 6: Promover e integrar as diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento de programas de ensino de graduação e, posteriormente, de pós-graduação

Meta 1: Qualificar o corpo docente em nível de especialização, mestrado, doutorado e pós- doutorado

Ações

- Apoio aos docentes já matriculados em programas de pós-graduação;

- Incentivo e apoio ao ingresso de docentes em programas de pós-graduação;

- Promoção de Minter e Dinter nas áreas de atuação dos professores dos diferentes Câmpus.

Meta 2: Criar o curso regular de Engenharia Cartográfica.

Ações

- Elaboração do Projeto do Curso;

- Busca de apoio junto às entidades ligadas à cartografia no Brasil: IBGE, Programa de Pós-Graduação de em Ciências Cartográficas e Depto. de Cartografia da UNESP de P. Prudente, Sociedade Brasileira de Cartografia – SBC, Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos – ABEC, Programa de Pós- Graduação em Ciências Geodésicas e Depto. de Geomática da UFPR, entre outros;

- Realização de concurso para admissão de professores para o novo curso;

- Elaboração do Projeto de Laboratórios para o Curso de Engenharia Cartográfica a ser possivelmente financiado pela FINEP;

- Integração do campus do Vale do Teles Pires à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC), do IBGE, por meio da transferência da antena GPS do INCRA para este campus. Obs.: O INCRA está passando sua rede GPS para outras instituições e integrando as estações cedidas à RBMC.

Meta 3: Promover atividades interdisciplinares entre os cursos de Computação, Administração e Engenharia Cartográfica

Ações

- Análise do conteúdo programático das disciplinas dos cursos, buscando afinidades e intersecções;

- Viabilização de atividades práticas entre os discentes e a comunidade, objetivando a fixação dos conteúdos estudados e sua difusão junto à comunidade.

 

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