Teorias da Linguagem e Ensino
Esta linha de pesquisa visa a retomar as noções de língua e linguagem, bem como a distinguir as linguagens naturais das artificiais. Ademais, tem o intuito de consolidar estudos sumariados na sequência:
(a) descrição e normatização das linguagens;
(b) avaliação de processos fonológicos que interferem na aquisição da leitura e da escrita;
(c) domínios textuais e semântico-discursivos;
(d) graus de arbitrariedade e de iconicidade das linguagens naturais e não naturais;
(e) identidades e construções antropo-culturais e literárias;
(f) dialogicidade entre comunidades discursivas e manifestações étnico literárias;
(g) formação do leitor.
Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para:
(a) compreensão de Educação Inclusiva;
(b) conceito detipicidade;
(c) causas do fracasso escolar no Brasil.
(d)configuração de transtornos e linguagem e de aprendizagem, casos com comprometimentos cognitivos e sem comprometimentos cognitivos;
(e) letramento da comunidade surda;
(f)procedimentos pedagógicos possíveis e proporcionais aos diferentes quadros de atipicidade e de agravamento;
(g) produção de material instrucional orientado, adequado e inovador.